Alta Floresta recebe última etapa de competição

Por LUCAS DE OLIVEIRA 30/08/2017 - 22:02 hs

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso de 2017 terão sua 13ª e última etapa realizada, de 28 de agosto a 03 de setembro, na categoria A (para estudantes de 15 a 17 anos), na cidade de Alta Floresta. A competição, organizada pela Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), já mobilizou cerca de 10 mil estudantes neste ano de 2017, com todos os ginásios utilizados abertos para a visitação do público.

De acordo com secretário adjunto de Esporte e Lazer de Mato Grosso, Leonardo de Oliveira, o evento teve ao todo dez fases regionais e três estaduais. Segundo ele, a última fase será uma estadual com a participação de atletas de 17 municípios em disputas por quatro modalidades esportivas: basquetebol, voleibol, handebol e futebol de salão, no masculino e feminino. Os campeões avançam para a etapa nacional dos Jogos Escolares.

“É incalculável a quantidade de benefícios proporcionados pelo esporte à sociedade. Desde a formação, a inclusão social de jovens em vulnerabilidade, a redução de custos com os sistemas de saúde e segurança pública, o fomento da economia e o incentivo para a qualidade de vida das pessoas. Os benefícios atingem praticamente todos os setores. O esporte precisa ser compreendido e valorizado como política pública”, disse o secretário.

A fase nacional do Jogos Escolares da Juventude será realizada em duas partes. Primeiro na categoria B, para alunos de 12 a 14 anos, que será de 12 a 21 de setembro, em Curitiba (PR). Em seguida, na categoria A, para alunos de 15 a 17 anos, que será de 16 a 25 de novembro, em Brasília (DF). Ambas nas modalidades de basquete, handebol, vôlei, futsal, atletismo, judô, badminton, ciclismo, wrestling, natação, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e ginástica rítmica.