Estado não paga aposentados no dia 5, mas descarta escalonamento de salários

Por D.D.ANDRE 06/01/2018 - 14:53 hs

Os servidores aposentados e pensionistas do Estado não receberam o salário no dia 5 este mês, como o habitual. De acordo com o governo, a previsão é a de que sejam quitados os vencimentos até o dia 10, para toda a folha. A possibilidade de escalonamento está descartada.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Max Russi (PSB), ainda não se sabe a data correta do pagamento, por conta do fluxo de caixa. “Os meses de janeiro e fevereiro ainda serão de dificuldade financeira e cenário apertado. Mas acredito que depois disso a situação deve melhorar”, afirmou.

O Governo do Estado teve que escalonar o salário dos servidores em outubro e novembro de 2017. Na primeira ocasião, foram pagos 80% dos funcionários no dia 10, e o restante, nos dias seguintes. Em novembro, ouve um escalonamento, onde recebeu no dia 10, quem ganha menos de R$ 5 mil. O restante recebeu em dias posteriores.

No último mês, o governo pagou toda a folha salarial no dia 10, com recursos de um acordo feito com a Energisa, que rendeu R$ 120 milhões aos cofres públicos. De acordo com Russi, a situação deve melhorar no segundo semestre deste ano e que os piores meses são janeiro e fevereiro, por causa da baixa arrecadação.

“Somente lá por setembro vamos começar a sentir os efeitos da PEC do Teto de Gastos, pois teremos a dívida com a União amortizada e deve começar a sobrar algum dinheiro em caixa”, comentou o chefe da Casa Civil”, completou.