Prefeito Edvaldo entrega aparelho para agente de saúde em Lambari

Por D.D.ANDRE 19/04/2018 - 12:35 hs

O município de Lambari D'Oeste é uma das referências na região em relação ao trabalho permanente de atenção à saúde de seus moradores.Um dos destaques deste traballho é a valorização dos agentes comunitários de saúde (ACS), que realizam visita domiciliares e tem contato direto com a comunidade.
Por intermédio das visitas domiciliares, em muitos casos, os agentes de saúde acabam detectando problemas e até evitando consequências mais sérias aos pacientes. O trabalho dos agentes também é destacado porque faz também ações preventivas em saúde, o que é fundamental para evitar doenças e sofrimento para paciente.
Recentemente, a Prefeitura de Lambari promoveu a entrega de novos equipamentos para os trabalhadores da área de saúde, entre eles um kit de aparelho para aferição de pressão arterial para os Agentes Comunitários de Saúde. O prefeito Edvaldo Santos esteve presente na entrega dos kits e fez questão de destacar o trabalho de todos. "Parabéns a esses profissionais que fazem um belíssimo trabalho em saúde", enalteceu o prefeito, reafirmando seu compromisso em continuar dando o apoio necessário á saúde do município.
O TRABALHO DO ACS
O serviço do agente Comunitário de Saúde (ACS) é considerado uma extensão das atividades de saúde dentro das comunidades, já queele é um membro e possui com ela um envolvimento pessoal. Ele é um personagem fundamental, pois é quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. O profissional trabalha em uma base geográfica definida, ou seja, em uma microárea preestabelecida, e que tem por objetivo orientar famílias quanto às atividades dos serviços de saúde disponíveis. 
A responsabilidades deste profissional são de cadastrar todas as pessoas de sua microárea – quantos moradores em cada residência, seus problemas de saúde, idade e outros dados pessoais – e manter os cadastros atualizados em diversos sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde. 
Este trabalho é de fundamental importância porque acompanha a situação de saúde das pessoas visitadas, pois ele corresponde aos ‘olhos e ouvidos’ da equipe e trás para as reuniões as dificuldades encontradas pelas famílias, para que todos intervenham quando necessário. O papel do ACS é estar junto da comunidade, orientar e informar as famílias. Conhecer a realidade local aproxima o profissional e facilita o entrosamento entre a equipe de saúde e a comunidade.
O ACS deve acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança, orientar sobre o campanhas de vacinação, sobre o uso das medicações e ver se as pessoas estão se medicando de forma correta, sobre o esquema vacinal dos adultos e idosos, sobre exames preventivos de mama e pré-câncer da mulher, orientar frente a exames clínicos de rotina, saúde bucal, doenças crônicas – diabetes, hipertensão e hábitos alimentares saudáveis – promover ações de educação para a saúde individual e coletiva, orientar sobre o funcionamento e rotina da Unidade de Saúde.