Prefeitura reduz casos de dengue em Jauru com ações de combate ao Aedes aegypti.

Prefeitura reduz casos de dengue em Jauru com ações de combate ao Aedes aegypti.

Por D.D.ANDRE 08/05/2018 - 20:32 hs

A Prefeitura de Jauru reduziu em mais de 93,16 % o número de casos de doenças ligadas ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zica, Chikungunya e a Síndrome de Guillain-Barré, que já causaram milhares de mortes no território brasileiro.

Em Jauru, nos anos de 2016/2017 foram contabilizados mais de 73 casos dentre, Dengue, Zica e chikungunya , gerando um grande ônus ao município na questão de Medicamentos e atendimentos médico/ambulatoriais e internações hospitalares. Com grande empenho, a Gestão municipal através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras, traçaram um plano para diminuir ou zerar esses números. Já tendo em vista o verão de 2017/2018,já que os casos aumentam nesse período do ano, onde o clima e as chuvas favorecem o aumento dos criadouros do mosquito, logo, facilitando o crescimento de casos. Várias ações de prevenção foram tomadas, dentre elas: Campanhas de prevenção/educação e conscientização com as crianças atendidas no CRAS, foram implantadas. Também na rede de ensino do Município, e simultaneamente a campanha “Cidade limpa” que realizou uma limpeza GRATUITA de todos os quintais e terrenos do município, onde toneladas de lixo e materiais que poderiam se tornar foco do mosquito Aedes Aegypti foram recolhidos.

"A Prefeitura tem intensificado a vigilância, prevenção e o controle às visitas domiciliares, o tratamento dos focos, o trabalho educativo e a capacitação dos profissionais, que têm tido uma resposta positiva da população; e ainda será traçado novas estratégias especialmente aos bairros onde ainda há incidência. Prova do sucesso desse trabalho é que em 2017/2018 tivemos apenas 5 casos no nosso Município ” informa o Secretário Waldir Garcia.