Prefeitura reduz casos de dengue em Jauru com ações de combate ao Aedes aegypti.

Por D.D.ANDRE 08/05/2018 - 20:32 hs

A Prefeitura de Jauru reduziu em mais de 93,16 % o número de casos de doenças ligadas ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zica, Chikungunya e a Síndrome de Guillain-Barré, que já causaram milhares de mortes no território brasileiro.

Em Jauru, nos anos de 2016/2017 foram contabilizados mais de 73 casos dentre, Dengue, Zica e chikungunya , gerando um grande ônus ao município na questão de Medicamentos e atendimentos médico/ambulatoriais e internações hospitalares. Com grande empenho, a Gestão municipal através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras, traçaram um plano para diminuir ou zerar esses números. Já tendo em vista o verão de 2017/2018,já que os casos aumentam nesse período do ano, onde o clima e as chuvas favorecem o aumento dos criadouros do mosquito, logo, facilitando o crescimento de casos. Várias ações de prevenção foram tomadas, dentre elas: Campanhas de prevenção/educação e conscientização com as crianças atendidas no CRAS, foram implantadas. Também na rede de ensino do Município, e simultaneamente a campanha “Cidade limpa” que realizou uma limpeza GRATUITA de todos os quintais e terrenos do município, onde toneladas de lixo e materiais que poderiam se tornar foco do mosquito Aedes Aegypti foram recolhidos.

"A Prefeitura tem intensificado a vigilância, prevenção e o controle às visitas domiciliares, o tratamento dos focos, o trabalho educativo e a capacitação dos profissionais, que têm tido uma resposta positiva da população; e ainda será traçado novas estratégias especialmente aos bairros onde ainda há incidência. Prova do sucesso desse trabalho é que em 2017/2018 tivemos apenas 5 casos no nosso Município ” informa o Secretário Waldir Garcia.