Lambari: Resgate social com o Pró-Família

Por D.D.ANDRE 20/06/2018 - 20:46 hs

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), realizou no começo do mês de junho ( 8 e 9), a segunda etapa da entrega dos cartões Pró-família para municípios da região Oeste de Mato Grosso.

Famílias de quatro cidades foram contempladas com o programa, entre elas 65 de Lambari D’Oeste receberam os cartões. A agenda foi acompanhada pela equipe governador Pedro Taques, representado pela secretária da Setas, Monica Camolezi, e pelo deputado estadual Max Russi, que foi o responsável pela implantação do programa quando estava na Casa Civil do Governo do Estado.

A atuação do deputado foi comprovada pelo prefeito de Lambari D`Oeste, Edvaldo Santos, que destacou a importância do programa para os beneficiados do município. “O município que tiver esse benefício do Pró-Família, tem a participação do deputado Max Russi. Ele tem nos ajudado muito em todas as áreas”, discursou.

Lançado em 2017, o Pró-Família garante a transferência de renda, complementada pela disponibilização de cursos de qualificação gratuitos e norteada por uma série de critérios. Já beneficiou mais de 20 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, despontando no estado como um dos únicos a terem baixado o índice de pobreza no Brasil.

“Baixamos 2%. É pouco, mas já é um resultado que aponta que estamos no caminho certo. Temos exemplos de famílias, que já saíram do programa e hoje encontram condições de conduzir suas vidas, graças a este apoio. Nós comemoramos não a entrada, mas a saída dessas famílias do programa, pois o nosso objetivo é mudar a realidade”, reforçou Max.

O PROGRAMA

O Pró-família proporciona transferência de renda no valor de R$ 100 para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Os agentes comunitários de saúde recebem o mesmo valor, para complemento da renda salarial. O cartão é usado exclusivamente para compra de alimentos em supermercados credenciados ao programa. Até o momento, o Pró-família atende mais de 22 mil famílias mato-grossenses, com cobertura em de 98% dos 141 municípios do Estado.