Pesquisa indica baixa renovação da bancada de MT na Câmara dos Deputados

Pesquisa indica baixa renovação da bancada de MT na Câmara dos Deputados

Por D.D.ANDRE 26/07/2018 - 00:43 hs

A pesquisa divulgada pelo Instituto Mark nesta quarta-feira, que entrevistou 604 eleitores de Cuiabá, aponta que a bancada de Mato Grosso na Câmara dos Deputados terá uma renovação baixa nas eleições deste ano. Quatro dos cinco primeiros colocados, na modalidade estimulada, quando nomes de pré-candidatos são apresentados ao entrevistado, estão com mandato atualmente em Brasília.

O MDB teria os dois deputados mais votados, com Valtenir Pereira em primeiro, com 7,5% das intenções, seguido por Carlos Bezerra, com 6,1%. Em terceiro lugar, aparece Emanuelzinho (PTB), filho do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e único que não detêm mandato. Em quarto e quinto lugar aparecem, respectivamente, Fábio Garcia (DEM), com 3,8%, e Victório Galli (PSL), com 3,1%.

A pesquisa ouviu 604 eleitores homens e mulheres da capital do Estado entre os dias 18 e 22 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com número MT-05174/2018.

Na sexta colocação aparece o deputado estadual Dr. Leonardo (Solidariedade), com 2,2%, seguido pelo ex-secretário de Educação, Marco Marrafon (PPS), com 1,2%. Com o mesmo índice está Júnior Macagnam, o Vitamina (Novo).

Na sequência, aparece o ex-prefeito de Sinop, Juarez Costa (MDB), com 1%, seguido pelo ex-ministro da Agricultura, Neri Geller (PP), com 0,8%, mesmo percentual do ex-secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro (PSDB). Ezequiel Fonseca (PP) fecha a lista com 0,7%. Brancos e nulos somaram 23,8%. Não souberam ou não quiseram responder somaram 43,7%.

ESPONTÂNEA

Na modalidade espontânea, quando nenhum nome é apresentado ao eleitor, a liderança é de dois parlamentares do MDB. Mais uma vez, Valtenir Pereira aparece em primeiro, com 1,1%, seguido por Janaina Riva, com 1%, mesmo índice do apresentador e vereador Toninho de Souza (PSD). Bem perto dos três está Emanuelzinho, com 0,9%.

Com 0,3% das intenções de voto estão Tampinha (PSD), Carlos Bezerra e Jamilson Moura (PV). Outros onze nomes aparecem com 0,2% na pesquisa. São eles: Pastor Natanael, Dr. Leonardo, Cássio Coelho, Wildes Tadeu, Dra. Elza, Tácio, Jusci, Marco Marrafon, Lúdio Cabral, Josair Lopes e Gisela do Procon.

Entre os entrevistados, 17,2% afirmaram que votariam em branco ou nulo e 75,5% não souberam ou não quiseram responder.

federal-pesquisa2.jpg

 

federal-pesquisa.jpg