PROMOTORIA REALIZA PROJETO PARA RECUPERAR MATAS CILIARES NA REGIÃO

Por D.D.ANDRE 11/10/2018 - 16:45 hs

Por iniciativa do promotor de Justiça da Comarca de Rio Branco,  Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro, está sendo desenvolvido na região o rojeto Amigos da Natureza, que tem como principal objetivo a recuperação das matas ciliares dos rios e córregos. Além de Rio Branco, o projeto contempla ainda os municípios de Lambari D'Oeste e Salto do Céu.


Neste primeiro momento, o projeto está na fase de conscientização e também de produção de mudas para repovoamento das marges dos afluentes da região. O promotor destaca que obteve sucesso em firmar parcerias com empresários, Prefeitura e fazendeiros, fato que ajuda na implementação do projeto e na diminuição de despesas.


O promotor Emanuel Ribeiro informa que o projeto já conseguiu viabilizar junto a um empresário local cerca de vinte mil mudas de árvores, das mais variadas espécies nativas. Este mesmo colaborar também demonstrou vontade de acompanhar as próximas etapas do projeto, fornecendo mais mudas, adubação e pessoal para coletar sementes.


O projeto consiste ainda num sistema de isolamento da área e proteção das mudas plantadas que, quando necessário, será feito pelos próprios fazendeiros. A perfuração do solo será feita pela Prefeitura de Rio Branco, nesta primeira etapa, que fornecerá pessoal e máquina para auxiliar na perfuração.


O acompanhamento de biólogo/técnico na fase de elaboração do projeto, com custos de viagem, hospedagem e alimentação já foram pagos pelo próprio promotor. Emanuel pontua que a continuidade desta ação de preservação será acompanhada por um biólogo da região, cedido por meio de convênio com o consórcio Nascentes do Pantanal.

O projeto também fará palestras nas escolas do município e também da região. "As palestras sobre o tema nas escolas no decorrer do mês de outubro serão feitas sem custos, por voluntários, biólogo e promotor de justiça", diz o promotor, âcrescentando que, "com união de esforços, perseguiremos o sucesso desta ação".