Connect with us

Cuiabá

​Cuiabá é cidade com a melhor qualidade de vida de Mato Grosso, aponta Índice de Progresso Social do Imazon

Publicado

em

Cuiabá é o município de Mato Grosso com a melhor qualidade de vida, conforme o Índice de Progresso Social (IPS) realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Com um IPS de 68,47, Cuiabá ainda aparece em 7º lugar no ranking de capitais no que diz respeito a ações voltadas à promoção da assistência social no município. As notas foram emitidas com base em questões como saneamento, moradia, saúde, acesso à educação, qualidade do meio ambiente e inclusão social.

Para a pesquisa, foi utilizada uma metodologia internacional que calcula o bem-estar da população a partir de dados oficiais, em todas as cidades brasileiras. Chamado de ‘IPS Brasil’, o levantamento filtrou mais de 300 indicadores até chegar a 52, entre órgãos oficiais e institutos de pesquisa, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, MapBiomas, Anatel e CadÚnico. Os únicos dados inéditos foram os dois produzidos pelo MapBiomas, sobre áreas verdes e disponibilidades de praças. As notas variam de 0 a 100.

O IPS é dividido em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-estar; e Oportunidades. Cada uma delas tem quatro componentes, que formam a média final. Cada componente é formado por alguns (normalmente de três a cinco) indicadores, com pesos diferentes. Por exemplo, no componente de segurança, o dado de taxa de homicídio tem peso maior que o de morte de jovens.

A seleção dos indicadores priorizou os mais recentes, de boa qualidade e produzidos anualmente, já que o IPS será atualizado a cada ano. Isso afastou o uso de números do Censo. Os pesquisadores também evitaram dados com padronizações diferentes entre estados e de alta subnotificação, o que é comum em números de segurança e explica a falta de estatísticas de roubos e furtos.

Cuiabá teve nota 68,47, tendo seu melhor desempenho em itens relacionados às necessidades humanas básicas, como atendimento na atenção primária, redução das perdas de água na distribuição, cobertura vacinal e índice de abastecimento de água.

Além de Cuiabá, tiveram boas notas no IPS municípios como Primavera do Leste (231 km ao sul da capital), com 67,64, e Poxoréu (251 km de Cuiabá), com 55,53. Essas três foram enquadradas na segunda melhor faixa de notas, de 63,09 a 65,85.

O prefeito Emanuel Pinheiro, que tem a humanização na gestão como prioridade, comemorou o resultado.

“É extremamente gratificante para mim, como prefeito de Cuiabá, constatar que todo o trabalho que temos realizado na capital está surtindo efeitos extremamente positivos. Administrar uma capital do porte de Cuiabá não é uma tarefa simples, mas é um desafio que me propus a enfrentar, porque quero o melhor para a minha cidade natal. Continuaremos no caminho do desenvolvimento até o fim da gestão, honrando sempre o nosso compromisso, com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade de vida de nossa população. São anos de dedicação, onde o foco principal sempre foi o de melhorar a qualidade de vida daqueles que mais precisam. Por isso, isso não me gera nenhuma surpresa, já que somos referência nacional em mobilidade urbana, infraestrutura e saneamento básico”, disse o gestor.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Aquece Cuiabá: ações de assistência à população em situação de rua durante o período de frio são intensificadas; mais de 600 cobertores distribuídos

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e do Núcleo da primeira-dama, Márcia Pinheiro, realizou na gelada tarde desta sexta-feira (12) a entrega de mais de 400 cobertores da campanha “Aquece Cuiabá” em locais de concentração da população em situação de rua e também aos residentes da região do Silvanópolis, onde foram destinados 150 cobertores aos moradores em situação de vulnerabilidade social. Débora Ramos, coordenadora do Núcleo de Apoio à Primeira-Dama, Márcia Pinheiro, realizou o atendimento às famílias do Silvanópolis. Com a queda na temperatura, em dois dias, mais de 600 cobertores já foram entregues.

As equipes da Secretaria, por meio da Coordenadoria de Proteção Social Especial, percorreram vários locais de concentração da população em situação de rua para realizar as entregas. O primeiro local atendido foi próximo ao ‘bosque’ próximo à rodoviária, seguido pelo Porto (região do Dutrinha), imediações do Morro da Luz, entre outros pontos da cidade. Além dos cobertores, também foi realizada a entrega de alimentação, com distribuição de sopa.

Atenta ao período de queda de temperaturas, a primeira-dama determinou que uma força-tarefa fosse às ruas para garantir a distribuição do material e, assim, proporcionar mais conforto e segurança àqueles que mais precisam. A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com o bem-estar e a dignidade da população em situação de rua, especialmente durante os períodos mais frios do ano.

“É fundamental que nossas ações reflitam sensibilidade e respeito à população, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade. A população em situação de rua merece nossa atenção e cuidado. Cada cobertor distribuído, cada refeição servida, e cada orientação oferecida são gestos que vão além de meras ações assistenciais; são demonstrações de dignidade e empatia. Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso aos recursos e aos serviços que necessitam. Continuaremos a percorrer os locais de maior concentração, não apenas para distribuir cobertores e alimentos, mas também para oferecer acolhimento e orientações. Queremos que essas pessoas saibam que não estão sozinhas, que há um esforço constante para assegurar que suas necessidades sejam atendidas”, explicou a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, lembrando que todos os dias mais de 450 refeições são distribuídas à população em situação de rua, além de outras mil que são disponibilizadas ao valor simbólico de R$ 2 no Restaurante Popular.

“Essas ações ocorrem sempre que há previsão de frente fria, como agora, cuja previsão se estende até segunda-feira. Estamos percorrendo os locais de maior concentração desse público. Mesmo que eles já tenham recebido cobertores, muitos acabam descartando-os, pois, como vivem na rua, muitas vezes saem e deixam os cobertores para trás. Por isso, realizamos as entregas todas as noites frias, juntamente com a distribuição de sopa, além do almoço”, disse a coordenadora de Proteção Social, Célia Andrade.

Ela ainda reforçou que “orientamos essas pessoas a procurarem o Centro POP para solicitar vagas de acolhimento e explicamos sobre a documentação necessária e como acessar os serviços de saúde e de acolhimento”. A capital também disponibiliza 250 vagas distribuídas em três albergues.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora