Connect with us

Diamantino

5° Selo de Inspeção Municipal é entregue para grupo de pequenos produtores de mel

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou na quarta-feira (10.04) a entrega do 5° Selo de Inspeção Municipal (SIM) para entreposto de mel do Assentamento Rural Caeté. A entrega aconteceu no novo espaço onde será realizado o tratamento da matéria prima.

De acordo com a inspetora municipal da pasta, Thássia Godoes, o grupo de pequenos produtores que fazem parte do entreposto, contaram com serviços de capacitação, acompanhamento e envolvimento da secretaria durante o processo de regularização. Um trabalho que durou um ano e que já colhe frutos com a participação dos apicultores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A entrega contou com a participação do novo secretário de Agricultura, Roberto da Silva, o novo titular da pasta conta com uma ampla experiência há 12 anos na administração pública e ressaltou a importância do selo que além de trazer mais segurança ao consumidor expande o negócio de quem o tem.

“É a quinta entrega que realizamos em apenas 6 meses, fico muito feliz em ver que os pequenos comerciantes entenderam a importância dele e aderiram a ideia. O selo vai muito além de legalizar o produto, é uma transformação de vida que presenciamos no decorrer desse processo onde o resultado é colhido desde o início.”

Uma das produtoras de mel, Francielly Rodrigues, contou que com as orientações técnicas recebidas pela pasta aperfeiçoou todo o cultivo que antes não contava com um processo definido e dessa forma agora consegue ter resultados.

“Nosso cultivo sempre foi baseado no que nossos familiares nos ensinaram, depois das orientações recebidas aprendemos quanto ao distanciamento do apiário até a nossa residência, cercamento, sinalização correta para ter mais segurança, além disso participamos de alguns cursos promovido pela secretaria, mudamos totalmente nossa forma de produção.”

Ela ainda completou: “Quando começamos, nossa colheita girava em torno de 10 quilos de mel, durante o processo de adesão ao “SIM” com o manejo adequado conseguimos aumentar a nossa produção para 500 quilos. Após receber toda a orientação e investir no conhecimento adquirido, neste ano estamos com a expectativa de colher em torno de 1.5 toneladas.”

Além de todo o aconselhamento técnico, a pasta também participou do processo de busca de novas parcerias, como aconteceu com a participação da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que contribuiu com todo projeto arquitetônico do local e no auxílio aos pequenos agricultores com a licença ambiental.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Prefeitura de Diamantino realiza 1º Campeonato Municipal de Xadrez Rápido com inscrições gratuitas

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Diamantino e a Federação Mato-Grossense de Xadrez, realiza, entre os dias 11, 18 e 25 de maio, o 1º Campeonato Municipal de Xadrez Rápido de Diamantino. A iniciativa visa incentivar a prática do xadrez, promover a integração entre os participantes e fortalecer o esporte no município.

A competição será realizada na quadra poliesportiva “Luciano Lamp”, localizada na Praça Francisco Ferreira Mendes, no bairro da Ponte, reunindo competidores de diferentes idades e níveis de experiência.

De acordo com o regulamento, o torneio será dividido em seis categorias, contemplando desde o público infantil até a categoria adulta, garantindo ampla participação da comunidade.

As partidas serão disputadas na modalidade de xadrez rápido, seguindo as regras oficiais da FIDE, com ritmo de jogo de 15 minutos, mais 5 segundos de acréscimo por lance.

A programação tem início no dia 11 de maio, com recepção, confirmação das inscrições e realização das duas primeiras rodadas. As demais rodadas acontecem nos dias 18 e 25. Ao final da última etapa, será realizada a cerimônia de premiação, com a entrega de troféus aos três primeiros colocados de cada categoria.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 de maio, por meio de formulário eletrônico.

Acesse o regulamento completo, clicando aqui.

O secretário de Esportes e Lazer, Gerson Vidal, reforçou o convite para que toda a população participe e destacou que a iniciativa vai além da competição, mas que busca promover a inclusão, a convivência e o desenvolvimento pessoal por meio do esporte.

“Esse campeonato representa um passo importante para o fortalecimento do esporte em Diamantino. Nosso objetivo é ampliar o acesso à prática esportiva e criar oportunidades de integração para toda a comunidade, valorizando os talentos locais.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora