Connect with us

POLÍCIA

Força Tática prende três homens e uma mulher com armas de fogo e porções de maconha

Publicado

em

Equipes da Força Tática do 2º Comando Regional prenderam três homens e uma mulher, com idades entre 21 a 37 anos, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma, na noite desta segunda-feira (20.05), em Cuiabá e Várzea Grande. Com a quadrilha, a PM apreendeu 47 porções e meio tablete de maconha e duas armas de fogo.

Durante patrulhamento no bairro Cristo Rei, a Força Tática observou dois homens com atitude suspeita, que tentaram correr ao visualizar as viaturas policiais. Diante da suspeita, os militares abordaram a dupla e localizaram 47 porções de maconha com eles.

Questionados sobre o material, os suspeitos afirmaram que os entorpecentes seriam vendidos a mando de uma mulher, residente do bairro Dom Aquino, em Cuiabá. Os homens ainda disseram que a suspeita era responsável por comercializar armas e que fariam a intermediação das vendas.

Os policiais se deslocaram até o endereço da mulher, na Capital, e conseguiram abordá-la em uma ponte ao lado de sua casa. Ao ver as viaturas, a suspeita dispensou um material no chão. Ao ser abordada, os militares constataram que ela estava com metade de um tablete de maconha, que foi apreendido.

Os policiais perguntaram à mulher sobre a suposta venda de armas. Ela afirmou que os objetos estavam guardados na casa de um homem, no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande.

Na sequência, os militares retornaram para a cidade e foram ao imóvel do quarto suspeito. O homem autorizou os policiais a entrarem em sua casa, onde foram localizados dois revólveres, ambos de calibre 357, e munições para o armamento.

Por fim, todos os quatro suspeitos receberam voz de prisão da PM e foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Várzea Grande, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências.

Fonte: PM MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Polícia Civil deflagra operação com alvo em ex-gerente de casa de acolhimento envolvido em desvios de benefícios

Publicado

em

Por

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quarta-feira (22.4), a Operação Broquel para cumprir ordens judiciais contra um esquema de desvio de benefícios de internos da Casa de Acolhimento Rogina Marques de Arruda, da Prefeitura de Várzea Grande.

São cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar e de afastamento de sigilo de dados de aparelhos eletrônicos, expedidos pela Segunda Vara Criminal de Várzea Grande. A operação tem como alvo principal o ex-gerente da unidade, que ocupou o cargo até 2024 e é investigado por crimes de peculato majorado praticados de forma continuada.

As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), apontam que o suspeito, valendo-se de sua função pública, da sua posição hierárquica sobre os acolhidos e da relação de confiança com eles construída, apropriou-se indevidamente de documentos pessoais, cartões bancários e benefícios assistenciais dos internos.

Saques e empréstimos

De acordo com os relatos colhidos, o ex-gerente realizava saques integrais dos benefícios e contraía empréstimos bancários não autorizados em nome das vítimas, pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social e psicológica.

Algumas das vítimas, além de viverem ou terem vivido em situação de rua, são analfabetas, possuem dificuldade de comunicação, dependência química e alcoólica ou ainda enfermidades de natureza psiquiátrica, características que, em efeito sinérgico, potencializam a condição de vulnerabilidade.

Em um dos casos documentados, um empréstimo consignado de mais de R$ 16 mil foi formalizado em nome de um acolhido, com indícios de fraude na contratação.

Além dos desvios financeiros, há denúncias de que o investigado utilizava a mão de obra dos internos para trabalhos não remunerados em sua propriedade particular e utilizava métodos de intimidação e coação psicológica para manter o controle sobre os valores desviados.

Suspensão de função pública

Contra o principal investigado, também foi determinada a suspensão do exercício da função pública, sendo ele atualmente ocupante de outro cargo na Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, bem como o impedimento de nomeação ou contratação para outro cargo pelo Poder Público Municipal.

Foram determinadas outras medidas cautelares, como a proibição de o investigado manter contato com vítimas e testemunhas e a proibição de acesso a todos os prédios e às dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande.

Casa de Acolhimento

A Casa de Acolhimento Rogina Marques de Arruda é um equipamento público de execução direta da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande, destinado ao acolhimento de homens adultos em situação de rua.

O regimento interno da unidade proíbe a retenção de documentos ou valores como condição para permanência no local, prevendo que a guarda de pertences deve ser feita com segurança e devolvida integralmente aos assistidos.

As investigações prosseguem com a análise de materiais apreendidos e a identificação de possíveis novas vítimas do esquema.

Nome da operação

A Operação Broquel (termo que remete a um escudo de proteção) visa não apenas punir os desvios de recursos públicos e particulares, mas também interromper o ciclo de abusos contra cidadãos em estado de extrema hipossuficiência social e jurídica.

Operação Pharus

A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora