Connect with us

MATO GROSSO

Viradinha Sustentável terá esculturas gigantes de onças-pintadas

Publicado

em

Cuiabá receberá a intervenção urbana ‘Hora da Onça Beber Água’, na Semana do Meio Ambiente, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Esculturas infláveis de onças-pintadas gigantes, do artista plático Eduardo Srur, serão expostas durante a Viradinha Sustentável, organizada pelo Instituto Virada Sustentável em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) entre os dias 5 e 9 de junho.

A Viradinha Sustentável é uma edição especial da Virada Sustentável – maior evento de sustentabilidade do Brasil – e, de forma compacta, traz uma rede de atores sociais engajados em iniciativas ambientais e culturais.

Outra atração da Semana do Meio Ambiente é um painel de grafite que será exposto no Parque Massairo Okamura com a obra ‘A Realeza das Nossas Terras’, do artista Rogério Mendes, que valoriza a beleza exuberante da fauna mato-grossense.

“A Viradinha Sustentável será um presente para a população da Capital de Mato Grosso em celebração à Semana do Meio Ambiente de 2024. A Semana foi criada para engajar a comunidade de Mato Grosso na preservação dos nossos patrimônios naturais e este ano trazemos a temática: ‘Clima em transformação. Mato Grosso em Ação’. O clima é um patrimônio natural de Mato Grosso e estamos agindo frente às mudanças para proteger a vegetação nativa, assegurando que as florestas sigam desempenhando papel fundamental na regulação climática”, destaca Juliana Carvalho, superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Sema.

O fundador da Virada Sustentável, André Palhano, destaca que o evento é realizado este ano é uma semente que se planta para realizar uma edição potente para o próximo ano. “Chegar a um estado tão emblemático para a sustentabilidade, que reúne três dos mais importantes biomas brasileiros e a potência do agronegócio, articulando atores de vários segmentos da sociedade local, é motivo de enorme orgulho para todos nós”.

Além das atrações que ficarão fixas entre quarta-feira e domingo (de 5 a 9), que é o painel de grafite no parque Massairo Okamura e as onças gigantes no parque Mãe Bonifácia, a Viradinha Sustentável apresentará atrações especiais durante o domingo pela manhã e pela tarde nos parques urbanos de Cuiabá.

O Parque Mãe Bonifácia terá pela manhã aula de yoga, oficina de tricô de dedo, que é uma técnica de tecimento sem agulha, contação de história com o grupo Furiosas Macchistoriadoras e o espetáculo ‘O grande Circo do Palhaço Zabilim Plim Plim’.

À tarde o grupo Furiosas Macchistoriadoras volta para contar histórias e terá oficina de aquarela com Kadinne Strobel, teatro performance cênica ‘Capivaras Voadoras’ com o grupo Tibanaré e apresentação do Grupo Flor Ribeirinha.

O parque Zé Bolo Flô terá uma programação voltada principalmente para o público infantil. Pela manhã as atrações são contação de histórias ‘Palavrinha Rua Antiga’, sebo Rua Antiga com mini-biblioteca itinerante para roda de leitura coletiva, performance cênica artista cientista e oficina de perna de pau com o coletivo Seriemas.

A tarde, o Palavrinha Rua Antiga volta com contação de história, oficina pintura e desenho em papelão com Paty Wolff, performance cênica Seriemas do MT, apresentação musical Anjos da Lata e do Siriri Elétrico.

O Parque Massairo Okamura terá uma Mostra de Cinema Ambiental, de 14h30 às 17h30.

“A sustentabilidade faz parte do nosso DNA e patrocinar eventos como esse é mais uma forma de comunicar nosso compromisso com a sociedade e incentivar a todos a impulsionar com a gente um futuro mais verde.” comenta Lígia Guedes, gerente de meio ambiente da Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energia renovável, que está apoiando a Semana do Meio Ambiente em Mato Grosso

Para Jeremias Salvino, gerente do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da Inpasa Brasil, participar e apoiar a Semana do Meio Ambiente de Mato Grosso, é uma oportunidade para reforçar as boas práticas de sustentabilidade adotadas pela companhia junto à comunidade. “Democratizar a cultura e promover a educação ambiental fazem parte de nossos pilares e contribuem para a bioeconomia. Mais que produzir energias limpas e renováveis, entendemos nosso papel social enquanto companhia e parcerias como essa só reforçam isso”.

Viradinha Sustentável

A Virada Sustentável é o maior evento de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, artistas, grupos e coletivos de cultura, redes e movimentos sociais, equipamentos culturais, instituições, empresas, escolas e universidades.

Embora menor proporção da, a Viradinha é rica em conteúdo e significado, projetada como uma plataforma para provocar reflexão e fomentar mudanças positivas. Uma grande instalação, apresentações artísticas e atividades diversas serão realizadas para incentivar o público a pensar e agir de forma mais sustentável.

O festival, realizado em parceria com a ONU Brasil e alinhado aos 17 objetivos de Desenvolvimento (ODS), tem como objetivo dcriar um espaço de diálogo e engajamento que promova uma visão integrada e multifacetada da sustentabilidade, encorajando ações positivas para um futuro mais equilibrado e sustentável para a Amazônia e para o mundo.

Para desenvolver a comunicação visual do evento, a agência Repense escolheu a onça pintada como principal ícone para dialogar com o público: “Nosso desafio foi dar personalidade própria para essa edição, respeitando a identidade visual característica da Virada.Trouxemos então cores terrosas, que remetem ao solo rico e fértil de Mato Grosso e dialogam com os tons da onça-pintada. Acreditamos na força da criatividade para inspirar mudanças significativas na sociedade e, nesse momento, a mudança de postura frente à questão climática se mostra urgente”, explica Bruno Pimentel.

Acesse o site e redes sociais Virada Sustentável para conhecer mais:

Site: www.viradasustentavel.org.br
Instagram: @viradasustentavel
Facebook: facebook.com/viradasustentavel
Youtube: https://www.youtube.com/user/ViradaSustentavel

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora