Connect with us

MATO GROSSO

Nosso Judiciário: estudantes de escola de Poxoréu visitam TJMT

Publicado

em

Nesta quinta-feira (06), alunos da Escola Estadual João Pedro Torres, de Poxoréu, vivenciaram um dia de ensino diferente. As turmas do terceiro ano do ensino médio viajaram cerca de 250km até Cuiabá, para visitar o Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Através do Programa Nosso Judiciário, que visa aproximar estudantes colegiais e acadêmicos de Direito do sistema judiciário, os adolescentes exploraram diversos espaços do Tribunal, incluindo o Plenário e o Espaço Memória, que preserva relíquias e narra a história do Poder Judiciário estadual.
 
No decorrer do passeio, o técnico judiciário do TJMT Neif Feguri explicou diversos conceitos de justiça. Os alunos puderam entender os papéis dos magistrados, como acontece a escolha de cada um deles, e suas funções na manutenção da sociedade.
 
Para o professor Juvanilto Lopes dos Santos, conhecer o Tribunal de Justiça desperta o interesse de todos os jovens, mas principalmente daqueles que desejam seguir a carreira jurídica. “Sabemos que o Direito é uma área que atrai muitos estudantes. Ao trazer esses jovens ao Tribunal, buscamos estimular sua curiosidade e contribuir para sua formação. Os alunos têm altas expectativas em relação a essa visita, fascinados pela justiça, pelas normas e pelas figuras do juiz, promotor e desembargador, assim como pela importância desses cargos na sociedade.”
 
Um exemplo é a aluna de 17 anos, Debora Sousa de Oliveira, que já decidiu seu futuro profissional. “Estou gostando muito de conhecer tudo isso e de ver tudo mais de perto. Sempre tive um grande interesse pela área do Direito, e estar aqui confirma que é isso que quero fazer.” Sua amiga e também estudante, Alcy Campos, apesar de planejar uma carreira na área da saúde, reconhece a importância da visita. “Superou muito minhas expectativas. Eu pensava que era algo totalmente diferente e que não me interessaria tanto, mas com as palestras e explicações, fui me interessando mais e entendendo como as coisas realmente funcionam.”
 
A Escola Estadual João Pedro Torres desenvolve com os alunos do 3º ano o Projeto Conhecendo os Três Poderes. O projeto surgiu da necessidade de os estudantes do ensino médio compreenderem a estrutura de uma sociedade democrática e conhecerem cada um dos poderes.
 
O coordenador Juvanilto, que reitera a importância de adquirir desde cedo a consciência sobre o papel de cidadão. “Trabalhamos com essa turma a partir do primeiro ano do ensino médio. Nesse primeiro ano, focamos na cidadania dentro do nosso município, onde os alunos realizam entrevistas e observam os bairros. No segundo ano, visitam a cidade de Rondonópolis, a cidade mais próxima, e vão à universidade para despertar o interesse pelas profissões e entender os custos envolvidos. No terceiro ano, temos o compromisso de trazer esses alunos à capital do estado de Mato Grosso para conhecer os Três Poderes e entender a função de cada um deles”, finaliza.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Foto 1. A imagem mostra o Espaço Memória, com diversos quadros com fotos antigas do TJMT, estudantes uniformizados de azul, com uma cartilha em mãos, assistem à palestra do servidor que veste camisa branca. Foto 2: Estudante de costas lê a cartilha sobre Juizado Especial. Foto 3: Professor Juvanilto Lopes dos Santos, veste camisa azul e sorri para a câmera.
 

Emanuelle Caroline Candido da Costa (estagiária)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil localiza e prende condenado por estupro de vulnerável em Pedra Preta

Publicado

em

Por

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (22.4), em Pedra Preta, um mandado de prisão em desfavor de um homem, de 26 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A ação integra a Operação Regional Rondonópolis Segura, voltada ao cumprimento de ordens judiciais e intensificação do combate à criminalidade na região.

A ordem judicial, cumprida pela Delegacia de Pedra Preta, refere-se à regressão de regime, com pena remanescente de sete anos a ser cumprida inicialmente em regime fechado, expedida pela Vara Única da Comarca de Pedra Preta.

O caso ocorreu em 2017, quando a mãe da vítima procurou a Polícia Civil para relatar abusos praticados contra sua filha, que à época tinha 12 anos, enquanto o autor tinha 18 anos.

De posse do mandado judicial, a equipe policial deu início a diligências investigativas com o objetivo de localizar e prender o condenado, que se encontrava foragido. Após levantamento de informações, ele foi localizado na região da Vila Garça Branca, distrito de Pedra Preta.

Ele foi preso e não ofereceu resistência. Em seguida, foi conduzido à sede da Delegacia de Pedra Preta, onde foi apresentado à autoridade policial para as providências legais cabíveis.

“A ação evidencia o empenho investigativo da Polícia Civil no cumprimento de ordens judiciais e na responsabilização de autores de crimes graves, reforçando o compromisso institucional com a proteção de vítimas em situação de vulnerabilidade e a garantia da justiça”, destacou o delegado Fabricio Garcia Henriques.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora