Connect with us

Cuiabá

Prefeito recebe setor da tecnologia e discute incentivos para revitalizar e modernizar Centro Histórico de Cuiabá 

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá) e a Associação das Empresas de Informática e Telecomunicações (ASSEITE) para discutir possíveis incentivos fiscais para revitalizar e modernizar o Centro Histórico da capital. O encontro aconteceu por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, comandada pelo secretário Francisco Vuolo. A reunião foi realizada no dia 4 de junho.

Atualmente, existem diversas políticas públicas voltadas para a revitalização do Centro Histórico e que visam, principalmente, maior abrangência ao projeto de requalificação que aproveita o espaço já existente. Tendo isso em vista, a categoria tenta impulsionar a criação de um Centro Tecnológico no local, com a premissa de unir a Iniciativa Privada e as Universidades.

Para a categoria, um “CT” no Centro Histórico auxiliaria na retomada da vitalidade do patrimônio histórico cuiabano, atraindo visibilidade e gerando a possibilidade de um olhar diferenciado para os antigos casarões, além de gerar renda e fomentar o comércio local.

Entusiasta da ideia de transformar a tradicional região em um polo ligado ao meio acadêmico, de estudantes e do público mais jovem, o prefeito Emanuel Pinheiro, além de não se opor ao projeto, reforçou seu compromisso em atender a categoria.

“Todo mundo sabe que transformar a região do Centro Histórico em um polo ligado à questão acadêmica, de estudantes e do público mais jovem sempre foi um grande sonho meu. Pensando nisso, eu não só apoio como acredito que a criação de um Centro Tecnológico naquela região fará com que esse projeto seja cada dia mais possível. Eu não tenho dúvidas de que o setor tecnológico vai contribuir muito com a sustentabilidade econômica e, naturalmente, com outros elementos que com toda certeza também irão fortalecer o centro da cidade”, disse o prefeito.

Conforme Vuolo, outras reuniões com foco na área educacional, visando contemplar também o setor de informática, já estiveram anteriormente em discussão.

“A determinação do prefeito é voltar os olhos para o Centro Histórico. Quando pensamos naquela região, nós temos três pilares: o social, o arquitetônico de patrimônio e o econômico. Então, com base no pilar econômico, que é a parte da nossa que trabalha o desenvolvimento, nós estamos trabalhando agora para poder também formar uma zona tecnológica, para fomentar as atividades ligadas ao setor tecnológico, da informática e no desenvolvimento de sistemas, softwares e tudo mais. Isso tudo garantirá a sustentabilidade econômica do Centro Histórico e fortalecerá o centro da cidade”, ressaltou.

Para o presidente da Associação das Empresas de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso (ASSEITE), o objetivo era sensibilizar o prefeito para trazer um benefício que já existe em outras capitais do país.

“O setor de tecnologia no Mato Grosso tem sofrido muito por competir com essas empresas e não ter uma igualdade de tributação. Queremos fomentar a economia de tecnologia, pois, embora o estado seja conhecido pelo agronegócio, esse setor depende fortemente da tecnologia, que é a base de quase tudo hoje em dia. Por isso, é importante desenvolver o setor aqui na cidade de Cuiabá”, salientou.

Segundo Jonas Alves, empresário e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá), além de receptivo, o prefeito Emanuel Pinheiro também se mostrou preocupado em atender o setor.

“O prefeito foi muito receptivo à nossa demanda, a gente trouxe o pessoal do setor de tecnologia aqui e a gente quer ampliar essa questão da ocupação do Centro Histórico. É um desafio que o prefeito Emanuel tem há muitos anos, ele está trabalhando e a gente apoia. Realmente existe a necessidade da ocupação daquele local. Então, ele é sensível à causa e com certeza vai abrir todos os espaços necessários para que a gente realmente possa fazer essa ocupação e que possa colocar principalmente as empresas de tecnologia em competição de igualdade com o resto do país”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá intensifica mutirão de tapa-buracos em 9 bairros e vias estruturantes

Publicado

em

Por

Nesta quarta-feira (22), as equipes de tapa-buracos realizam o serviço nos bairros Residencial Coxipó, Cohab São Gonçalo, Jardim Gramado, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Comodoro, São José e Jardim Buriti, todos na região Sul da Capital. E ainda, no Pedregal, Renascer e demais obras emergenciais em pontos de maior fluxo na cidade, onde surgem demandas de reparo. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, e não parou nem mesmo no feriado do dia 21 de abril, quando quatro equipes mantiveram os trabalhos nos bairros Coophema e Jardim Gramado.

“O Jardim Gramado é um bairro grande, e graças a Deus os buracos são pontuais e a Prefeitura de Cuiabá está trabalhando no bairro. Na segunda-feira (20), estiveram na Rua Imburana, atuando nos reparos dos buracos, isso é muito bom”, explicou o presidente do bairro Valdenir Arruda de Faria, popularmente conhecido como Viola.

Outras quatro equipes que atuam no mutirão estão tapando buracos nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Jardim Buriti e Jardim Comodoro. Enquanto algumas fazem trechos retos e começos de travessas, “as demais fazem a costura das travessas”, ou seja, seguem o mutirão nas vias transversais do bairro, conforme explicou um dos operadores da equipe. A Rua J-10 seria uma das vias com percurso direto. Mas outras ruas, como a H-8, entre outras, recebem a ação.

Márcio Ramos é morador do bairro São José, que faz divisa com o Jardim Comodoro e Nossa Senhora Aparecida. Ele conhece a realidade do local, mora desde o tempo de criança, época em que não havia asfalto e a região ainda era mato. Para ele, resolvidos os buracos, a preocupação será com a velocidade dos veículos.

“A avenida estava bem feia com tantos buracos e fazia bastante tempo que esperávamos essa benfeitoria. As pessoas se queixavam que estavam caindo com o carro dentro dos buracos, estragando o veículo, furando pneu, essas coisas. Agora, com o tapa-buraco, vai resolver tudo. Mas agora vão acelerar a velocidade, já faziam isso mesmo com buracos. Faltam quebra-molas para dar uma freada nos apressadinhos que gostam de correr”, pontuou.

Lidiane Almeida concorda com a declaração de Márcio, por ser uma avenida em que descem muitos carros e muitos caminhões, por conta da transportadora que tem nas proximidades, portanto, o fluxo é grande. “Aqui não passa ônibus, não é linha de ônibus, mas é uma rua de grande movimento, precisa de um redutor de velocidade”, explicou.

Lidiane revelou que fazia tempo que esperavam pela ação de tapa-buracos. “Faz um bom tempinho. A gente está precisando que deem uma olhada aqui para o nosso bairro, uma melhoria a mais, como o quebra-molas, por exemplo. Mas receber o mutirão de tapa-buracos é muito bom, muito satisfatório. Os moradores é que sabem o quanto faz a diferença”, pontuou.

Além do mutirão em andamento na região Sul, também há equipe executando serviços emergenciais em vias estruturantes, devido ao fluxo intenso de veículos que recebem diariamente.

No feriado

Quatro equipes que atuam no mutirão de tapa-buracos não pararam nem mesmo no dia 21 de abril, feriado nacional que homenageia Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), mártir da Inconfidência Mineira, e atuaram nos bairros Jardim Gramado e Coophema. Entre as ruas atendidas estão: Anápolis, Nova Iguaçu, Marajó, Blumenau, Joinville, Camamu, Barbacena, Tremembé, Maringá e Jundiaí, no Coophema. E as ruas Presidente Prudente, Angico, entre outras, no Jardim Gramado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora