Connect with us

Cuiabá

Prefeito de Cuiabá recebe rei e rainha da tradicional festa de São Benedito 2024

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu a visita do rei e da rainha da tradicional festa de São Benedito para discutir os preparativos em torno do evento religioso tradicional, que será realizado de 4 a 7 de julho, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A visita foi realizada no dia 4 de junho.

A expectativa para 2024 é de que, em quatro dias de festa, ao menos 48 mil pessoas passem pelo evento. No que diz respeito à grande procissão, que acontece tradicionalmente no último dia de festa, o público estimado é de 60 mil pessoas, conforme o rei Robson Garcia.

Realizada há mais de 300 anos, desde a construção da igreja, a festa começa sempre às 5h da manhã com a Missa Campal em Ação de Graças a Deus e Honra ao Glorioso São Benedito, que é celebrada na rua lateral de São Benedito. Em seguida, é servido o tradicional ‘Tchá cô Bolo’ e, à noite, a partir das 18h, acontece o evento cultural, que é popularmente conhecido entre os cuiabanos.

“É uma alegria muito grande poder recebê-los aqui no meu último mandato, honrando a tradição como um verdadeiro cuiabano de ‘chapa e cruz’ e é um prazer enorme fazer parte disso, até porque a festa de São Benedito é a verdadeira expressão da cuiabania, é a festa mais popular e que melhor representa os nossos valores, história, cultura e tradição”, celebrou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Escolhido rei para o festejo deste ano, Robson celebrou a oportunidade e contou emocionado sobre a alegria ao receber o título como forma de reconhecimento perante a devoção e os trabalhos prestados à igreja.

“Eu praticamente nasci dentro da igreja de São Benedito. Eu me emociono porque, no meu caso, quando eu nasci, o médico me deu uma semana de vida. Minha mãe veio conhecer São Benedito através do meu avô paterno, que disse que se ela me entregasse nas mãos de São Benedito, ele me curaria. E nisso ela fez uma promessa, de que durante sete anos me levaria à missa, às terças-feiras de madrugada, a pé. E assim ela fez, sete anos, essa promessa. E agora já estou aqui, beirando os 54 anos e sendo rei dessa linda festa em homenagem a São Benedito”, disse.

Na ocasião, a rainha Idê Gonçalves Guimarães, de 81 anos, destacou a honraria em torno do título, que demora cerca de um ano até que seja oficialmente definido pelos festeiros da celebração.

“É uma coisa muito linda, uma honra muito grande, até porque não é qualquer pessoa que pode ser rei ou rainha da festa. É um processo bem minucioso e muito bem escolhido, que demanda um ano inteiro. Para ser rei ou rainha é preciso ser uma boa pessoa, católica, perante a Deus e a São Benedito, sem contar que é preciso ser uma pessoa que faça muita caridade, que ajude o próximo, os mais pobres. Então, existem muitas responsabilidades”, contou Dona Idê.

Nascida no dia 4 de julho, primeiro dia da festa de São Benedito, Marinalva Benedita do Nascimento comemora 55 anos este ano. Seu nome advém de uma promessa feita pela mãe, que durante o parto, avistou uma bandeira de São Benedito pela janela do quarto.

Conforme a devota, no dia em que nasceu, a mãe prometeu ao santo que caso a criança fosse um menino, ele se chamaria ‘Benedito’ e, se fosse menina, ‘Benedita’.

“Minha mãe estava grávida e, quando ela viu a procissão pela janela e passou a bandeira de São Benedito, ela pediu para que o santo intercedesse por mim. Quando ela fechou a boca, eu nasci, justamente no dia da festa de São Benedito. Por isso que eu sou animada, alegre e feliz. Desde então, eu comemoro a festa todo ano, enquanto tiver saúde”, assegurou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá intensifica mutirão de tapa-buracos em 9 bairros e vias estruturantes

Publicado

em

Por

Nesta quarta-feira (22), as equipes de tapa-buracos realizam o serviço nos bairros Residencial Coxipó, Cohab São Gonçalo, Jardim Gramado, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Comodoro, São José e Jardim Buriti, todos na região Sul da Capital. E ainda, no Pedregal, Renascer e demais obras emergenciais em pontos de maior fluxo na cidade, onde surgem demandas de reparo. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, e não parou nem mesmo no feriado do dia 21 de abril, quando quatro equipes mantiveram os trabalhos nos bairros Coophema e Jardim Gramado.

“O Jardim Gramado é um bairro grande, e graças a Deus os buracos são pontuais e a Prefeitura de Cuiabá está trabalhando no bairro. Na segunda-feira (20), estiveram na Rua Imburana, atuando nos reparos dos buracos, isso é muito bom”, explicou o presidente do bairro Valdenir Arruda de Faria, popularmente conhecido como Viola.

Outras quatro equipes que atuam no mutirão estão tapando buracos nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Jardim Buriti e Jardim Comodoro. Enquanto algumas fazem trechos retos e começos de travessas, “as demais fazem a costura das travessas”, ou seja, seguem o mutirão nas vias transversais do bairro, conforme explicou um dos operadores da equipe. A Rua J-10 seria uma das vias com percurso direto. Mas outras ruas, como a H-8, entre outras, recebem a ação.

Márcio Ramos é morador do bairro São José, que faz divisa com o Jardim Comodoro e Nossa Senhora Aparecida. Ele conhece a realidade do local, mora desde o tempo de criança, época em que não havia asfalto e a região ainda era mato. Para ele, resolvidos os buracos, a preocupação será com a velocidade dos veículos.

“A avenida estava bem feia com tantos buracos e fazia bastante tempo que esperávamos essa benfeitoria. As pessoas se queixavam que estavam caindo com o carro dentro dos buracos, estragando o veículo, furando pneu, essas coisas. Agora, com o tapa-buraco, vai resolver tudo. Mas agora vão acelerar a velocidade, já faziam isso mesmo com buracos. Faltam quebra-molas para dar uma freada nos apressadinhos que gostam de correr”, pontuou.

Lidiane Almeida concorda com a declaração de Márcio, por ser uma avenida em que descem muitos carros e muitos caminhões, por conta da transportadora que tem nas proximidades, portanto, o fluxo é grande. “Aqui não passa ônibus, não é linha de ônibus, mas é uma rua de grande movimento, precisa de um redutor de velocidade”, explicou.

Lidiane revelou que fazia tempo que esperavam pela ação de tapa-buracos. “Faz um bom tempinho. A gente está precisando que deem uma olhada aqui para o nosso bairro, uma melhoria a mais, como o quebra-molas, por exemplo. Mas receber o mutirão de tapa-buracos é muito bom, muito satisfatório. Os moradores é que sabem o quanto faz a diferença”, pontuou.

Além do mutirão em andamento na região Sul, também há equipe executando serviços emergenciais em vias estruturantes, devido ao fluxo intenso de veículos que recebem diariamente.

No feriado

Quatro equipes que atuam no mutirão de tapa-buracos não pararam nem mesmo no dia 21 de abril, feriado nacional que homenageia Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), mártir da Inconfidência Mineira, e atuaram nos bairros Jardim Gramado e Coophema. Entre as ruas atendidas estão: Anápolis, Nova Iguaçu, Marajó, Blumenau, Joinville, Camamu, Barbacena, Tremembé, Maringá e Jundiaí, no Coophema. E as ruas Presidente Prudente, Angico, entre outras, no Jardim Gramado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora