Connect with us

Lucas do Rio Verde

Apresentação do Plano e roda de conversa marcam abertura da III Semana de Política Sobre Drogas

Publicado

em

A Secretaria de Assistência Social e Habitação, Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, judiciário e demais forças de segurança abriram a III Semana de Políticas sobre Drogas, na manhã desta segunda-feira (24), no auditório dos Pioneiros. A semana contará com ações de conscientização sobre os impactos das drogas na sociedade até o dia 28 de junho.

Durante a abertura, uma roda de conversa iniciou os trabalhos, envolvendo autoridades dos poderes executivo e judiciário.

“Falar sobre drogas eu digo que sempre é muito difícil porque a gente ainda tem pessoas que não encaram muito de frente esse tema. A prevenção para evitar o uso dessas drogas se faz investindo em projetos, dando voz e vez para a cultura, para o esporte, para que a gente possa conscientizar os nossos adolescentes, as nossas crianças, da importância de estar envolvida com coisas boas. Há parcerias entre as secretarias e todas já desenvolvem bastante ações e, aqui hoje, ouvindo, eu tenho certeza que a gente vai fortalecer essas ações”, reforçou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

O atual presidente do Conselho Municipal de Política Sobre Drogas, Marco Antônio Mendes, apresentou o Plano Municipal de Política Sobre Drogas – um documento estratégico elaborado por municípios para orientar ações e políticas relacionadas ao uso de drogas. Ele é desenvolvido com o objetivo de coordenar esforços, estabelecer diretrizes e metas específicas para lidar com questões como prevenção ao uso indevido de drogas, tratamento de dependentes químicos, redução de danos, reinserção social de usuários em recuperação e combate ao tráfico.

“A importância desse encontro é que ele se materializa na culminação daquilo que a gente planejou durante todo o ano e até mesmo para cumprir um dispositivo legal, no sentido de intensificar todas as ações que a gente pretende desenvolver durante o ano. Então, nesse momento a gente difunde, mobiliza, conclama a sociedade para integrar esse movimento de conscientização dos malefícios que a droga causa. Por isso, nós estamos chamando a sociedade a refletir e chamar para si a responsabilidade na conscientização, na construção de uma geração mais ciente desses prejuízos que a droga traz para todos nós”, completou o presidente.

A programação completa da III Semana de Política Sobre Drogas está disponível nesta matéria, em anexo.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde é uma das apoiadoras do Criative Day, que teve início na noite desta segunda-feira (20) e segue até o dia 23 de abril, com uma programação voltada à inovação, sustentabilidade e economia criativa. Além das atividades concentradas no Green Future Hub, o evento também contou com ações descentralizadas, como a realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo no Lago Harri Müller.

Na manhã desta terça-feira (21), o Espaço Green Future Hub recebeu o painel “Criatividade para um Futuro Sustentável”, reunindo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, e o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Paulo Nunes.

Durante o painel, Felipe Palis destacou que a criatividade vai além da criação de algo inédito. “Muitas vezes, a criatividade está em conectar ideias que já existem e transformá-las em algo útil para o momento. Dentro da sustentabilidade, isso é ainda mais evidente. Temos desafios com resíduos, água, esgoto, clima e energia, e soluções simples podem fazer toda a diferença”, afirmou.

O secretário também citou exemplos de soluções baseadas na natureza, como telhados verdes, sistemas de captação de água da chuva e jardins drenantes. “São ideias que já existem e que, quando aplicadas, ajudam a evitar problemas como alagamentos e contribuem diretamente para o equilíbrio ambiental”, explicou. Outro destaque foi o programa de reaproveitamento de óleo de cozinha, que transforma resíduos em biocombustível ou sabão ecológico.

O diretor do Saae, Paulo Nunes, reforçou a importância do engajamento coletivo nas ações ambientais. “A sustentabilidade é um tema atual e necessário. Não depende apenas do poder público, mas da participação de toda a sociedade. Precisamos criar uma consciência ambiental, porque o meio ambiente é um bem de todos e essencial para a vida”, pontuou.

Já a secretária de Educação, Elaine Lovatel, destacou o papel da educação na construção de um futuro mais sustentável. “A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes. Trabalhar a criatividade aliada à sustentabilidade é preparar as novas gerações para pensar soluções, ter responsabilidade ambiental e agir de forma mais consciente no dia a dia”, afirmou.

Ainda dentro da programação, o Lago Harri Müller foi palco, nesta terça-feira, do “Esquenta da Mostra de Dança”, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo. A ação reuniu grupos que irão se apresentar na Mostra de Dança, marcada para o dia 26 de abril, na Praça dos Imigrantes, e levou arte e movimento ao público como forma de celebrar o Dia da Criatividade.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, ressaltou a importância da integração entre cultura e inovação. “A criatividade também se expressa por meio da arte. Trazer a dança para esse contexto é valorizar nossos talentos, incentivar a participação da comunidade e mostrar que a cultura é parte essencial desse movimento de transformação”, destacou.

Com uma programação diversa, o Criative Day segue promovendo conexões entre diferentes áreas, reforçando que criatividade e sustentabilidade caminham juntas na construção de soluções para o presente e o futuro.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora