Connect with us

MATO GROSSO

Sema oferta curso de atualização sobre o sistema de Cadastro Ambiental Rural

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) está com inscrições abertas para a qualificação de atualização do Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), que acontecerá entre os dias 08 e 31 de julho, na modalidade assíncrona (aulas gravadas). O objetivo é atualizar os profissionais que cadastram projetos de regularização ambiental junto ao sistema.

As inscrições podem ser realizadas até 05 de julho, neste link.

Nesta qualificação, os profissionais irão ampliar o conhecimento sobre as especificidades do Simcar e os entendimentos técnicos e jurídicos adotados pelo órgão em todas as etapas da regularização ambiental.

A secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, explica que o curso foi realizado no ano passado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e, agora, ele será novamente apresentado, no formato aulas gravadas.

“Os inscritos irão se qualificar e esclarecer dúvidas referentes a configuração do Cadastro Ambiental Rural. Na prática, será uma qualificação que vem para auxiliar os profissionais a confeccionar o melhor projeto a terem menos pendencias e dúvidas”.

A gestora reforça que já está preparando uma vídeo-aula do CAR Digital com todas as informações pertinentes e dessa maneira auxiliar os técnicos no entendimento da aplicação do Código Florestal Brasileiro junto as propriedades rurais no Estado.

“Será uma qualificação bem didática, aba por aba e como deve ser elaborado os arquivos e quais documentos necessários para anexar no processo do CAR”.

A qualificação tem como público-alvo os responsáveis técnicos de todo estado que trabalhem diretamente com o Simcar. Além das atualizações, analistas da Sema apresentarão também os entendimentos técnicos e jurídicos adotados pelo órgão na implementação das políticas públicas de regularização ambiental.

Com 22h de carga horária, serão certificados os participantes que assistirem às aulas, realizarem atividade avaliativa disponível na plataforma Google Sala de Aula e obtiverem nota mínima. O requisito é ter conhecimento em ferramentas de gestão de informações geográficas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil localiza e prende condenado por estupro de vulnerável em Pedra Preta

Publicado

em

Por

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (22.4), em Pedra Preta, um mandado de prisão em desfavor de um homem, de 26 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A ação integra a Operação Regional Rondonópolis Segura, voltada ao cumprimento de ordens judiciais e intensificação do combate à criminalidade na região.

A ordem judicial, cumprida pela Delegacia de Pedra Preta, refere-se à regressão de regime, com pena remanescente de sete anos a ser cumprida inicialmente em regime fechado, expedida pela Vara Única da Comarca de Pedra Preta.

O caso ocorreu em 2017, quando a mãe da vítima procurou a Polícia Civil para relatar abusos praticados contra sua filha, que à época tinha 12 anos, enquanto o autor tinha 18 anos.

De posse do mandado judicial, a equipe policial deu início a diligências investigativas com o objetivo de localizar e prender o condenado, que se encontrava foragido. Após levantamento de informações, ele foi localizado na região da Vila Garça Branca, distrito de Pedra Preta.

Ele foi preso e não ofereceu resistência. Em seguida, foi conduzido à sede da Delegacia de Pedra Preta, onde foi apresentado à autoridade policial para as providências legais cabíveis.

“A ação evidencia o empenho investigativo da Polícia Civil no cumprimento de ordens judiciais e na responsabilização de autores de crimes graves, reforçando o compromisso institucional com a proteção de vítimas em situação de vulnerabilidade e a garantia da justiça”, destacou o delegado Fabricio Garcia Henriques.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora