Connect with us

MATO GROSSO

Nosso Judiciário: acadêmicos de direito da faculdade Unicentral visitam TJMT

Publicado

em

O Programa Nosso Judiciário recebeu nesta segunda-feira (24), cerca de 40 acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Unicentral do campus de Campo Verde, para uma visita guiada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, onde tiveram a oportunidade de conversar com a desembargadora Antônia Siqueira, além de conhecer espaços que contam a história do Judiciário mato grossense.
 
Antes da magistrada iniciar sua fala, os estudantes assistiram a uma sessão de julgamento. A técnica Fábia Magalhães, do Departamento Judiciário Auxiliar (Dejaux), explicou os objetivos do departamento e como funciona a análise dos processos até chegarem ao desembargador. Eles também tiveram a oportunidade de entender a logística da tramitação dos processos judiciais eletrônicos (PJe).
 
A visita foi finalizada no Espaço Memória, um local destinado a guardar relíquias do poder estadual. Nesse espaço, os estudantes tiveram acesso a jornais antigos com as primeiras notícias sobre o TJMT, documentos assinados por autoridades, cédulas antigas falsificadas e outros objetos importantes da justiça. Foi ali que a desembargadora Antônia Siqueira encorajou os estudantes a continuarem no caminho jurídico.
 
“É uma honra e uma grande emoção olhar para esses jovens. É como se eu estivesse vendo o nosso futuro aqui, essa juventude determinada, aprendendo a subsidiar suas escolhas futuras. Para nós, será uma grande honra receber, entre esses profissionais, um colega. Assim como um dia estivemos em busca desse sonho, agora vemos eles.”
 
Para a magistrada, esse programa do Tribunal de Justiça, iniciado há mais de 10 anos, demonstra que não há barreiras, que tudo é possível e que tudo é um aprendizado. Acreditar em si mesmo e no futuro, pavimentando o caminho por meio do estudo e do conhecimento da profissão escolhida, é fundamental, finaliza.
 
A faculdade de Direito é a quarta graduação de Maura Moreira, que está no terceiro semestre. A carreira jurídica sempre foi um sonho distante e que agora se concretiza. “Minha primeira graduação foi em História. Depois, fiz Pedagogia e Teologia. Especializei em psicopedagogia, com ênfase na educação inclusiva, e também concluí uma pós-graduação em história e cultura Afro-Brasileira e Indígena. Agora estou cursando Direito, realizando um sonho antigo.” A estudante considera a visita ao TJMT muito importante, que agrega no ensino e fortalece o vínculo acadêmico. “Visitar o Tribunal de Justiça é também um marco importante na minha trajetória. Este momento é uma oportunidade para aprimorar e aplicar as teorias aprendidas na faculdade.”
 
Tânia Faiad, diretora da faculdade Unicentral, reconhece a importância do Programa Nosso Judiciário, como uma forma de aproximar os estudantes do Tribunal de Justiça, tornando-o mais acessível. “Com essa visita queremos quebrar a barreira de distância e plantar o interesse pelas carreiras jurídicas, especialmente na magistratura, para que esta experiência seja valiosa e inesquecível para todos.”
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens. Foto 01: Desembargadora Antônia Siqueira assina glossário jurídico para estudantes de direito, ao fundo o Espaço Memória.  Foto 02: Estudante Maura Moreira, de cabelos pretos, usa óculos de grau e veste terno preto e blusa azul. Foto 03: Estudantes em pé enquanto conhecem o Espaço Memória.
 
Emanuelle Caroline Candido da Costa (estagiária)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Idosos, crianças e gestantes devem procurar postos de saúde para vacinação contra gripe

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) orienta que idosos, crianças de seis meses a seis anos e gestantes procurem os postos de saúde para receber a vacina contra a gripe. Até o momento, foram distribuídas 440 mil doses aos 142 municípios do Estado, com previsão de recebimento de novas remessas do Ministério da Saúde.

“É importante que a vacinação do grupo prioritário seja feita de forma rápida pelas prefeituras para que idosos, crianças e gestantes fiquem protegidos o quanto antes. A vacina é fundamental para a redução de complicações, internações e mortalidade decorrente das infecções pelo vírus influenza”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.

Também devem se vacinar as pessoas do grupo considerado especial: puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas privadas de liberdade, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, pessoas em situação de rua, forças armadas e profissionais do sistema de privação de liberdade.

Segundo a secretária adjunta de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Alessandra Moraes, Mato Grosso recebeu o primeiro lote do Ministério da Saúde no dia 23 de março, com apenas 92 mil doses, o que inviabilizou a participação do Estado no Dia D da campanha nacional de conscientização da vacinação no dia 28.

“Por isso, o Dia D da campanha de imunização será promovido no próximo sábado em Mato Grosso. Mas o público prioritário já deve procurar os postos de vacinação assim que possível para se protegerem contra a doença devido ao risco com a circulação dos vírus respiratórios”, afirmou.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Marcos Roberto Dias, a vacinação também pode ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A meta no Estado é vacinar 1.350.115 pessoas do grupo prioritário neste ano. Os pais devem se conscientizar da importância da vacina contra a gripe e levarem seus filhos ao posto de saúde mais próximo para se protegerem”, informou o superintendente.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora