Connect with us

MATO GROSSO

Polícia Militar deflagra operação e reforça policiamento ostensivo em Tangará da Serra

Publicado

em

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta segunda-feira (02.07), o lançamento da Operação Comando Itinerante em Tangará da Serra. A 4ª edição da operação tem como objetivo intensificar o policiamento da cidade com a presença de militares de diferentes unidades especializadas da instituição.

As ações policiais percorrem as áreas urbanas e rodoviárias de Tangará da Serra e também das cidades que compõem o 7º Comando Regional, garantindo a ordem pública e a segurança da sociedade. Nesses locais, estão sendo realizadas abordagens, buscas e checagens, além de policiamento repressivo em áreas com maiores incidências criminais.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou que a operação tem percorrido diversas regiões do Estado com o intuito de fazer a preservação da ordem pública e a garantia da segurança aos cidadãos.

“Estamos na 4ª edição da operação, onde aqui, com reforço de efetivo vindo da Capital, iremos fazer nossa demonstração de força, com patrulhamento ostensivo. Estamos trazendo essa operação para mais cidades pois estamos observando, com grande certeza, o resultado e impacto positivo dessas ações nas cidades onde já passamos”, afirmou o comandante-geral.

Nas primeiras horas da operação, entre a noite de terça-feira (02) e madrugada desta quarta-feira (03), as equipes policiais em Tangará da Serra abordaram 350 pessoas e 270 veículos. As barreiras militares também contabilizaram 40 registros de autuações de trânsito.

Em uma das abordagens, um homem de 57 anos foi flagrado conduzindo veículo em visível estado de embriaguez. O suspeito não conseguiu realizar teste de etilômetro devido suas alterações psicomotoras. Ainda em verificação aos seus documentos, foi identificado um mandado de prisão em aberto em seu desfavor pela Comarca de Tangará da Serra, pelo crime de estupro de vulnerável. O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante.

A operação também está sendo realizada nos municípios de Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Nova Olímpia, Denise e Porto Estrela, que também fazem parte do 7º Comando Regional. O policiamento será reforçado com os militares das equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Força Tática e Companhia de Rondas e Ações Intensivas Ostensivas (Raio).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora