Connect with us

Cuiabá

Em Roma, Márcia Pinheiro apresenta o programa Qualifica Mulher; iniciativa é reconhecida internacionalmente como instrumento para a quebra de ciclos de violência

Publicado

em

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, que também é vice-presidente nacional da Associação das Primeiras-damas, apresentou casos de empreendedorismo do programa Qualifica Mulher nesta segunda-feira (1), durante o 1º Fórum Internacional da “Virada Feminina”, realizado em Roma, capital da Itália.

O evento teve o apoio e realização da Associação de Amizade Itália-Brasil, do Consulado-Geral do Brasil na Itália e da “Virada Feminina”, instituição criada por brasileiras para promover projetos de responsabilidade social, empreendedorismo feminino e políticas públicas ecossustentáveis.

O convite para que a iniciativa fosse apresentada internacionalmente foi realizado pelo Consulado-Geral do Brasil, representado pelo embaixador Luiz Cézar Gasser. O tema central do encontro discutiu o empreendedorismo feminino de forma geral.

De acordo com Márcia Pinheiro, o Qualifica Mulher é o maior programa social já realizado em Cuiabá pela sua abrangência socioeconômica, socioassistencial e alcance ao combate à violência doméstica e familiar. Já são mais de oito mil certificações, sendo mais de 85% entregues às mulheres que realizaram mais de 44 cursos em cinco áreas diferentes.

“Esses depoimentos que apresentamos são casos de sucesso de empreendimento. Mulheres que buscaram sua independência financeira, sua reestruturação familiar, principalmente pós-pandemia. E que transformaram uma oportunidade de qualificação gratuita em seu próprio negócio, ao seu sustento familiar e mudança de vida”, destacou.

Em Roma, ela ainda destacou mais uma importante ação da gestão Emanuel Pinheiro, que é o oferecimento de uma linha de financiamento especial para mulheres. O fomento financeiro garantido pelo Cuiabanco já concedeu mais de R$ 1,2 milhão em linhas de crédito, sendo que 65% dos beneficiários são mulheres empreendedoras.

Na prática, dos 250 empréstimos autorizados, 140 foram destinados ao público feminino, o que representa mais de R$ 750 mil destinados às mulheres. Assim como o Qualifica, o Cuiabanco foi um projeto apresentado por Márcia Pinheiro, via seu núcleo de atuação presente na estrutura da administração municipal.

“Quero parabenizar Cuiabá e todos os cidadãos pela excelente palestra da primeira-dama. É uma honra ouvir uma primeira-dama que tem uma preocupação tão grande com a geração de políticas públicas pensando nas demandas das mulheres, das mães e cidadãs de Cuiabá”, disse Marta Lívia, presidente da “Virada Feminina”.

Participam do evento em Roma:

  • Marta Lívia Suplicy, presidente internacional da Virada Feminina;
  • Sandra Pitta, vice-presidente da Virada Feminina e conselheira do Conselho Superior Feminino;
  • Maria Lúcia Cardoso Pinto Amary, deputada estadual por São Paulo;
  • Carolina Rubliauskas, chefe de gabinete da deputada Maria Lúcia;
  • Naura Schneider, atriz, jornalista e diretora da Voglia Produções;
  • Simone Viotto, empresária, CEO da JK Estética Avançada e do Grupo Viotto e conselheira do Confem;
  • Eliana Bruno de Lima e Silva, empresária, escritora e conselheira do Confem;
  • Luciana Oliveira, empresária e embaixadora diplomata americana da ADMIR, CEO das empresas Big Hair Extension e Mega Hair de Sucesso;
  • Fabíola Anselmo Paranhos, primeira-dama de Cascavel e presidente da Associação Nacional das Primeiras-Damas;
  • Mayara Bruno Turquetti, advogada criminalista, empresária e membro do GT de Solidariedade da Virada Feminina;
  • Patrice Tosi, sócia-diretora das Indústrias Tosi, vice-presidente do Sindratar (SP), membro do conselho Abrava e conselheira do Confem.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Feriado de Tiradentes tem opções de lazer e serviços essenciais mantidos em Cuiabá

Publicado

em

Por

Moradores e turistas que permanecerem em Cuiabá durante o feriado de Tiradentes, celebrado nesta terça-feira (21), terão diversas opções de lazer em família, como o Mercado do Porto, o Aquário Municipal, o Museu do Rio e o tradicional Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, que chega à 7ª edição.

Para quem deseja aproveitar a culinária regional, o Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, funcionará das 5h às 13h, com as lanchonetes abertas até as 16h. Já o Complexo Biocultural do Porto, que reúne o Aquário Municipal e o Museu do Rio, estará aberto das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço é uma das principais atrações turísticas da capital e abriga espécies de peixes dos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Outra alternativa é o 7º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, realizado às margens da MT 251, no km 23. O evento integra o calendário oficial de comemorações do aniversário de Cuiabá e reúne gastronomia típica e programação cultural.

Para atividades ao ar livre, o Parque Tia Nair funcionará das 5h às 22h, com pista de caminhada e mirante com vista para o lago. O Parque das Águas também estará aberto diariamente, das 5h às 23h, com acesso pelo Centro Político Administrativo, bairro Paiaguás, e Avenida Doutor Hélio Ribeiro.

Durante o feriado, os serviços essenciais de saúde seguem mantidos em regime de plantão 24 horas, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento, a Policlínica do Pedra 90, o Centro Médico Infantil, o Hospital Municipal de Cuiabá, o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e o Hospital São Benedito. Também serão mantidos serviços essenciais como coleta de lixo, abastecimento de água, Defesa Civil e fiscalização e orientação do trânsito, conforme o Decreto nº 11.584, publicado na Gazeta Municipal em 22 de dezembro de 2025.

Na Prefeitura de Cuiabá, assim como nos demais órgãos da administração municipal, não haverá expediente, com retorno das atividades na quarta-feira (22), a partir das 8h. Também estarão suspensos os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, nos Serviços de Atenção Especializada, no Centro de Especialidades Médicas, na Vigilância Sanitária e no Centro de Especialidades Odontológicas, que retomam o funcionamento na quarta-feira, a partir das 7h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora