Connect with us

Lucas do Rio Verde

Saae intensifica operação para desativar ligações clandestinas de esgoto em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde retomou nesta semana a operação para identificar e realizar os tamponamentos de ligações clandestinas de esgoto nos bairros Jardim Primavera II e Jardim Amazônia.

Algumas regiões do município não possuem rede de esgoto liberada para o uso. Assim, a equipe, em conjunto com a fiscalização, vem executando o monitoramento da rede para identificar os infratores e evitar o transbordamento do esgoto lançado nessa rede que não possui a Estação de Tratamento para receber os efluentes lançados, os quais ficam parado na tubulação e consequentemente transbordam nas vias públicas.

Segundo o fiscal de rede da autarquia, Valdiano da Silva, não é admissível que ainda haja moradores descartando efluentes para a via pública. “Além de ser uma infração ambiental que prejudica não só o meio ambiente, mas também toda uma população residente naquela área. A situação é séria, porque trata-se principalmente da questão de saúde pública, existindo a probabilidade de contaminação por microrganismos tendo como consequência doenças e infecções, caso esses efluentes continuem sendo lançados irregularmente”, ressalta.

O morador deve providenciar o lançamento dos efluentes em fossa séptica e sumidouro dentro do lote, fazendo a limpeza periódica conforme necessidade. Caso contrário, o responsável do imóvel é notificado previamente pelo Saae e terá um prazo de 15 dias úteis para a remoção da ligação clandestina. Caso não haja a regularização do uso indevido de esgoto, é aplicado um auto de infração, gerando uma multa de até R$ 3 mil, onde o cidadão tem o prazo de até 10 dias para contestar este tipo infração na autarquia, que fica localizada na Rua Catuípe, nº 1889, bairro Rio Verde.

Como denunciar?
Caso veja alguma irregularidade, denuncie por meio da Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 646 4004 ou na autarquia pelo (65) 3549-7700.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Publicado

em

Por

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Primaveras realiza neste sábado (25) o Saúde em Ação. A iniciativa tem como objetivo comemorar os 20 anos de história da unidade.

Os atendimentos serão realizados das 7h às 12h. Serão ofertados os serviços de colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina.

Segundo a enfermeira da unidade, Rafaela Martins, a UBS Jardim Primaveras completou na última segunda-feira (20), 20 anos de história e a intenção é comemorar a data, ofertando serviços a população.

É um momento muito especial para todos nós. Vamos abrir a unidade no sábado e celebrar os 20 anos, junto com os servidores e a população que ajudou a construir essa história”.

O evento conta com a participação dos médicos residentes do curso de especialização, Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e o apoio da Vigilância em Saúde.

A enfermeira destacou a importância de que os pacientes pré-agendados compareçam no horário indicado e que todos levem documentos pessoais e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

É uma oportunidade para os pacientes agendados, mas também para toda a população, que poderá colocar as vacinas em dia, incluindo a dose contra a gripe, disponível para os grupos prioritários”.

Referência no atendimento médico e odontológico para os moradores do bairro Jardim Primaveras, a unidade que também já foi chamada de Posto de Saúde da Família (PSF) VII, foi construída em 2005/2006, na gestão do então prefeito Marino Franz.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora