Connect with us

MATO GROSSO

Secretaria de Segurança de MT forma 87 novos servidores do Sistema Prisional

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) realizou, na manhã desta quinta-feira (01.08), a formatura de 87 servidores do Sistema Prisional de Mato Grosso. Os profissionais, que estão divididos entre policiais penais e de nível superior, reforçarão equipes de dez cidades do Estado. A solenidade aconteceu no Sest Senat, em Cuiabá.

O curso teve início no mês de junho, e foi realizado por 60 dias, sendo 480 horas de capacitação para os novos servidores. A grade curricular dos profissionais foi dividida em dois eixos: o primeiro dedicado à formação para todos os perfis e o segundo referente aos conhecimentos específicos de cada área.

Foram formados 79 policiais penais e oito profissionais de nível superior, sendo estes das áreas de psicologia, enfermagem e assistência social.

Entre os policiais, 28 atuarão em Cuiabá, 34 em Várzea Grande, quatro em Peixoto de Azevedo (691 km de Cuiabá), quatro em Comodoro (644 km de Cuiabá), quatro em Primavera do Leste (231 km de Cuiabá), dois em Porto Alegre do Norte (1.125 km de Cuiabá), dois em Arenápolis (258 km de Cuiabá) e um em Sorriso (420 km de Cuiabá).

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves, ressalta a importância dos novos servidores para o reforço da segurança pública de Mato Grosso.

“São 87 novos servidores que passaram por uma preparação aprofundada sobre o trabalho no Sistema Penitenciário do Estado. Essa capacitação incluiu treinamentos teóricos e práticos, preparando esses profissionais para reforçar a segurança, prevenir e reprimir eventuais problemas nas penitenciárias, além de atuarem na ressocialização dos reeducandos”, afirma.

O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel PM César Roveri celebrou a formação dos novos profissionais e destacou os avanços do Sistema Prisional. “A Segurança Pública tem recebido grandes investimentos do Governo do Estado, que trabalha na reestruturação tanto do sistema prisional quanto da segurança pública como um todo. Esses servidores chegam para fortalecer as ações de melhorias que o governador Mauro Mendes tem implementado em Mato Grosso”, finaliza.

*Sob supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora