Connect with us

MATO GROSSO

Primeira-dama de MT participa do Mutirão da Cidadania em Juara e reforça apoio à educação especial

Publicado

em

A primeira-dama do Estado esteve em Juara, nesta terça-feira (20.08), acompanhada do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, da secretária de Assistência Social e Cidadania (Setasc), e da deputada federal Gisela Simona, para acompanhar os trabalhos do Mutirão da Cidadania, idealizado por ela e promovido pela Setasc por meio da Superintendência de Articulação Institucional e Parcerias para Garantia de Direitos (SAIPGD).

No mutirão realizado na Pestalozzi, na Escola Raio de Sol, a primeira-dama conheceu de perto as ações promovidas pela unidade, que atende mais de 70 alunos da educação especial.


Foto: Josi Dias

“Aqui eu pude ver o amor em forma de cuidados e ação com os alunos, com a gestão eficiente da diretora Andréia Zanelatti, que também conta com o apoio de seu esposo, voluntário na escola, Silvio Márcio. Ouvimos as necessidades da comunidade e anunciamos o chamamento público do Governo do Estado para projetos sociais. Agradeço a recepção carinhosa da população e dos alunos, a companhia dos secretários Fábio Garcia, Grasi e da deputada Gisela Simona. Deus abençoe a todos”, disse Virginia Mendes.


Foto: Josi Dias

O secretário-chefe da Casa Civil observou as ações desenvolvidas pela instituição. “Primeiro, parabenizo a Pestalozzi por esse trabalho maravilhoso que eles fazem aqui, de cuidado e atenção aos alunos e familiares. Para mim é uma honra estar com a dona Virginia nesta agenda que traz apoio às famílias, e que, na verdade, precisamos como governo e poder público dar esse amparo.”

A diretora da Pestalozzi agradeceu pelos trabalhos realizados durante o mutirão e ressaltou a importância das iniciativas da primeira-dama de MT.

“Quero agradecer a essa equipe maravilhosa que veio aqui realizar o mutirão. Estou na instituição há nove anos. Nosso trabalho é desafiador, mas contamos com o apoio da população. Acredito que esse trabalho de formiguinha que a dinda Virginia faz não pode parar, pois tem feito a diferença na vida das pessoas”, afirmou a diretora.


Foto: Josi Dias

Dona Maria do Socorro, que mora em um sítio próximo a Juara, esteve no mutirão para ajudar uma amiga a solicitar a segunda via de uma certidão e contou como foi bem recebida.

“Fomos bem recebidas por pessoas maravilhosas e educadas, e ainda conheci a primeira-dama Virginia Mendes. Estou muito feliz”, contou.


Foto: Jana Pessôa

A professora Deneci Ferreira, que está há mais de 10 anos na Pestalozzi, falou sobre os atendimentos na escola e também sobre a alegria de receber a primeira-dama do Estado.

“Estávamos todos ansiosos pela chegada da dona Virginia. Aqui na escola, nossos alunos são parte da nossa família. Precisamos muito do apoio da nossa primeira-dama, que tem desenvolvido um trabalho brilhante na área social do nosso Estado”, destacou a professora.

A dona de casa Lidiane Carmo, mãe do Lucas, de 7 anos, foi ao mutirão e encontrou um atendimento especial para seu filho: a emissão da carteira do autista.

“Esse é um projeto muito bom porque reúne várias coisas. Aqui pude fazer a carteirinha do autista do meu filho. Essa carteirinha é boa porque tem a identificação do meu filho, sem falar dos benefícios. Quero agradecer à dona Virginia e espero que ela continue com esse olhar para nossos pequenos autistas, um projeto que beneficia as crianças e também a família”, comentou.

A coordenadora do mutirão, Cici Silva, compartilhou um dos momentos emocionantes da ação. “O momento mais emocionante que vivenciamos aqui foi quando uma senhora veio solicitar três certidões de nascimento. Ela disse que seria R$ 300 cada uma se fosse no cartório, mas aqui, gratuitamente, ela economizou R$ 900. Essa ação, motivada pela nossa primeira-dama Virginia Mendes, não é apenas a entrega de serviços, é respeito ao cidadão e valorização”, avaliou Cici.

O mutirão atendeu 225 pessoas e realizou 663 serviços, como 2ª via de certidão de nascimento, 2ª via de certidão de casamento, plastificação de documentos, entre outros. Somente em 2024, mais de 90 mil pessoas já foram beneficiadas com os serviços do Mutirão da Cidadania da Setasc.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora