Connect with us

MATO GROSSO

Perícia e imagens vão ajudar polícia a identificar autor de crime em VG

Publicado

em

Imagens de um homem com um galão nas mãos chegando ao terreno em que 12 gatos foram mortos queimados nesta semana em razão de um incêndio, no município de Várzea Grande, vão ajudar a polícia a identificar o suposto autor do crime. Em entrevista concedida à Rádio CBN Cuiabá, nesta quarta-feira (21), a delegada Liliane Murato, que atua na Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), disse que foi requerida perícia no local para auxiliar as investigações.

O bate-papo na rádio CBN, que acontece este mês todas as segundas e quartas-feiras, das 9h às 10h da manhã, integra a programação das campanhas de defesa do meio ambiente e da causa animal lançadas pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros. As entrevistas relativas às duas temáticas seguirão até a próxima semana.

Segundo a delegada, o terreno servia de abrigo para aproximadamente 50 gatos da região. “Estamos com as imagens e trabalhando para tentar identificar essa pessoa que, a princípio, cometeu crime de maus-tratos, pois estando naquele local dificilmente não teria visto os animais”, destacou a delegada.

O número de denúncias contra maus-tratos de animais, conforme a delegada, tem aumentado consideravelmente. Por semana, a Dema recebe cerca de 50 denúncias. “Algumas dessas denúncias são repetidas, outras infundadas, mas é certo que as pessoas estão procurando mais a delegacia e realizando denúncias”, observou.

A delegada explicou que a Dema atua em várias frentes de combate aos crimes ambientais. O trabalho inclui o enfrentamento aos crimes contra a fauna, flora, poluição, ordenamento urbano e patrimônio cultural, e nos crimes contra a administração ambiental, como, por exemplo, pesca predatória, maus-tratos de animais, desmatamento, extração ilegal de madeira, inserção de créditos de carbono virtuais, entre outros.

Somente no primeiro semestre deste ano, a unidade especializada da Polícia Judiciária Civil já deflagrou mais de 30 operações para proteção e preservação da fauna e flora dos mais de 900 mil km ² do território mato-grossense.

Assista aqui a íntegra da entrevista

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Sejus participa da Semana Nacional “Registre-se!” e amplia emissão de documentos no sistema prisional

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) participou da 4ª edição da Semana Nacional do Registro Civil, “Registre-se!”, mobilização coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ocorreu de 13 a 17 de abril em todo o país. A iniciativa teve o objetivo de ampliar o acesso à documentação civil básica para públicos em situação de vulnerabilidade, incluindo pessoas privadas de liberdade.

Em Mato Grosso, a ação foi conduzida pela Corregedoria-Geral da Justiça, com apoio de diversos parceiros institucionais, como cartórios, Politec, Receita Federal e Fundação Nova Chance (FUNAC). No sistema prisional, a programação contemplou atendimentos em diferentes unidades.

A abertura das atividades ocorreu no dia 13, na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, com o atendimento do público feminino e, posteriormente, entre os dias 14 e 16, no masculino. No dia 17, a ação foi realizada no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas (Criald), em Várzea Grande.

Os atendimentos incluem a emissão e regularização de documentos civis, etapa essencial para garantir o exercício da cidadania, o acesso a políticas públicas e o fortalecimento do processo de reintegração social.

O secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado Filho, destacou a importância da iniciativa. “A emissão de documentos é um passo fundamental para garantir direitos básicos e fortalecer o processo de ressocialização. Essa mobilização reforça o compromisso do Estado em promover cidadania e oferecer condições reais de reintegração social às pessoas privadas de liberdade”, afirmou.

O “Registre-se!” é um mutirão nacional realizado anualmente e já conta com a participação do sistema prisional de Mato Grosso desde a primeira edição, realizada na Fundação Nova Chance (FUNAC/MT). Desde a segunda edição, a ação é realizada nas penitenciárias do Estado, consolidando-se como uma importante ferramenta de inclusão social e redução de vulnerabilidades.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora