Connect with us

MATO GROSSO

Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicado

em

Atenção, magistrados e magistradas! A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) informa que estão abertas as inscrições do curso “Políticas de Mediação e Conciliação”. Credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam), a capacitação é válida para fins de vitaliciamento e/ou promoção de magistrados(as).
 
A curso será ofertado de 30 de setembro a 18 de outubro, via plataforma Moodle (EAD), podendo ser acessado 24h por dia, em horário livre. Ao todo, a carga horária é de 40 horas/aula. Foram disponibilizadas 40 vagas, sendo que o período de inscrição segue aberto até o dia 27 de setembro.
 
A tutora da capacitação é a juíza Cristiane Padim da Silva, pós-graduada em Direito Processual Penal e Penal e em Jurisdição Civil, com MBA em Poder Judiciário. A magistrada possui o Curso Oficial de Formação de Formadores pela Enfam.
 
Na ementa da capacitação constam os seguintes tópicos: Atividade judicial e objetivos fundamentais; Resolução de conflitos e ética judicial; Métodos de tratamento adequado de conflitos; Política de tratamento adequado dos conflitos; Pessoas jurídicas, grandes litigantes e Poder Público na solução consensual de conflitos; Formação e avaliação de conciliadores e mediadores; Diferenças entre mediação e conciliação; Tecnologia e solução adequada de conflitos; Ações preparatórias e técnicas para a realização de audiências e sessões; Técnicas de comunicação não-violenta, escuta ativa e comunicação assertiva; O papel do advogado na conciliação e na mediação; e Especificidades do público-alvo das sessões/audiências.
 
 
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail esmagis@tjmt.jus.br ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Peça Publicitária colorida com pessoas dando as mãos simulando um acordo. Texto: Esmagis EAD. Políticas de Mediação e Conciliação. Período de inscrição: 10 a 27/09/2024. Período do curso: 30/09 a 18/10/2024. Vagas: 40. Carga Horária: 40h. Formadora: Cristiane Padim Silva. Juíza do Poder Judiciário de Mato Grosso. Assinam a peça publicitária os logos do Poder Judiciário, Esmagis e Efam.
 
Lígia Saito 
Assessoria de Comunicação 
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora