Connect with us

MATO GROSSO

Especialistas discutem desafios e soluções para saúde mental em encontro do TCE-MT

Publicado

em

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Abertura do encontro Saúde Mental – Novo Olhar para Mato Grosso. Clique aqui para ampliar.

Mais de 350 pessoas de 81 municípios e 63 instituições do estado se reuniram no auditório da Escola Superior de Contas, nesta quinta-feira (19), para debater saúde mental e a necessidade urgente de se propor políticas públicas de valorização da vida. O encontro “Saúde Mental – Novo Olhar para Mato Grosso” é promovido pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), como parte da programação da campanha do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.

Na abertura, o presidente da Comissão, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, salientou a importância do tema, cujos distúrbios classificou como uma nova pandemia. “Precisamos melhorar a atenção à saúde mental no estado e setembro é quando reforçamos esses debates e essas reflexões sobre a pandemia dos distúrbios da saúde mental, que só tendem a aumentar e de forma grave. Estamos na contramão dos países desenvolvidos, onde indicadores de suicídio caíram. No Brasil, só aumentaram, sobretudo entre jovens, indígenas, vulneráveis. Precisamos ter atitudes, decisões, para que possamos reverter esse quadro tenebroso que é a saúde mental e seus extremos.”

Cr

Maluf lembrou que saúde mental não é um problema só de psicólogo e psiquiatra, mas de todos e agradeceu o apoio do conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, para realização do encontro. “Essa é uma fala de alerta, de que esse Tribunal de Contas vai cobrar atitudes, vai acompanhar a execução de políticas públicas em todas as áreas, e essa é uma área crítica. Mato Grosso merece e deve ter uma melhor saúde mental da população e nós procuramos construir esse evento para que possamos dar a nossa contribuição e que todos possam sair daqui com um novo olhar.” 

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social, conselheiro Guilherme Antonio Maluf. Clique aqui para ampliar.

A vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Erotides Kneip, elogiou a metodologia do encontro, que ao final trará um debate entre todos os painelistas e a leitura de uma carta aberta que será elaborada durante o evento. Ela também ressaltou a preocupação do Poder Judiciário com a temática. “Nós, do Poder Judiciário, entendemos que o cuidado é o corpo de delito do afeto para que possamos ter um mundo mais respeitoso. Então, minha mensagem é de que se não somos capazes de amar, que sejamos capazes de nos respeitar como pessoas cheias de dignidade que somos.” 

O secretário de Estado de Saúde, Juliano Silva Melo, também ressaltou a dimensão da discussão. “A saúde mental é um desafio gigantesco. Nós temos uma sociedade que vem num processo de adoecimento constante e daí a relevância do debate desse tema tão complexo, transversal e interdisciplinar, de uma maneira focada, empenhada e resolutiva. Esse evento nos ajuda a traçar ações a curto, médio e longo prazo e como nos relacionar com as instituições que estão aqui, pois só em conjunto, unidos, focando no mesmo caminho, que podemos resolver esse problema.”

Da mesma forma se manifestou o presidente da Câmara Setorial Temática de Saúde Mental e Atendimento Psicossocial na Rede de Saúde Pública da Assembleia Legislativa, deputado estadual Carlos Avallone. “Só vamos resolver esse problema quando houver uma rede na identificação e no entendimento da saúde mental. Parabéns pela decisão da Comissão de Saúde do Tribunal de Contas de entrar firme nesse trabalho, pois precisamos debater e continuar debatendo esse assunto sempre.”

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Mais de 350 pessoas se reuniram no auditório da Escola Superior de Contas.

Para o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) Adriano Augusto Streicher, o novo olhar do TCE se alinha com as transformações que o mundo está vivenciando, contempla todos os grupos etários e fortalece a estrutura de cuidados com as ações preventivas e contínuas para diminuir as vulnerabilidades e fatores de risco da população. “Absolutamente oportuna a iniciativa da Comissão de promover esse encontro. Sabemos que a saúde mental é objeto de debate em todo o Mundo, pela complexidade de se colocar em prática políticas eficazes, de forma que as instituições possam proporcionar o devido acolhimento, assegurando inclusão social e qualidade de vida sem qualquer forma de preconceito. Essa iniciativa representa uma oportunidade para que esse assunto seja debatido com profundidade, experiências sejam trocadas e novas ideias e propostas possam ser apresentadas.”

Ao longo do dia, médicos, pesquisadores, psicólogos e gestores vão tratar sobre uso da telemedicina, o cuidado integrativo, as linhas de cuidado na saúde mental, políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e saúde mental na atenção primária. Clique aqui e confira a programação completa. 

Também compuseram o dispositivo de honra, o procurador-geral adjunto de Contas e membro da Comissão Permanente de Saúde do TCE-MT, William de Almeida Brito Júnior, a membro-conselheira da diretoria do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso, Maria Luisa Trabachin Gimenes, a secretária-adjunta de Estado de Assistência Social, Leicy Lucas de Miranda Vitório, a defensora pública de Mato Grosso Rosana Esteves Monteiro, o vice-presidente da Associação Mato-grossense de Psiquiatria, Paulo Henrique Coelho Saldanha, e a diretora financeira do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso e secretária municipal de Saúde de Santa Rita do Trivelato, Tahis Cristina Pelisao.

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

Clique aqui e assista a programação da manhã na íntegra. 

Clique aqui e assista a programação da tarde na íntegra. 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Idosos, crianças e gestantes devem procurar postos de saúde para vacinação contra gripe

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) orienta que idosos, crianças de seis meses a seis anos e gestantes procurem os postos de saúde para receber a vacina contra a gripe. Até o momento, foram distribuídas 440 mil doses aos 142 municípios do Estado, com previsão de recebimento de novas remessas do Ministério da Saúde.

“É importante que a vacinação do grupo prioritário seja feita de forma rápida pelas prefeituras para que idosos, crianças e gestantes fiquem protegidos o quanto antes. A vacina é fundamental para a redução de complicações, internações e mortalidade decorrente das infecções pelo vírus influenza”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.

Também devem se vacinar as pessoas do grupo considerado especial: puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas privadas de liberdade, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, pessoas em situação de rua, forças armadas e profissionais do sistema de privação de liberdade.

Segundo a secretária adjunta de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Alessandra Moraes, Mato Grosso recebeu o primeiro lote do Ministério da Saúde no dia 23 de março, com apenas 92 mil doses, o que inviabilizou a participação do Estado no Dia D da campanha nacional de conscientização da vacinação no dia 28.

“Por isso, o Dia D da campanha de imunização será promovido no próximo sábado em Mato Grosso. Mas o público prioritário já deve procurar os postos de vacinação assim que possível para se protegerem contra a doença devido ao risco com a circulação dos vírus respiratórios”, afirmou.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Marcos Roberto Dias, a vacinação também pode ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A meta no Estado é vacinar 1.350.115 pessoas do grupo prioritário neste ano. Os pais devem se conscientizar da importância da vacina contra a gripe e levarem seus filhos ao posto de saúde mais próximo para se protegerem”, informou o superintendente.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora