O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu a uma parturiente, na tarde desta sexta-feira (11.10), em São Pedro de Joselândia, comunidade da zona rural de Barão de Melgaço (109,2 km de Cuiabá). Apesar do susto, mãe e recém-nascido passam bem.
Os bombeiros militares foram acionados por moradores da comunidade enquanto realizavam o combate a um incêndio florestal na região. Seis militares dirigiram-se rapidamente ao encontro da mãe, de 34 anos, que já se encontrava em trabalho de parto.
Ela informou que o nascimento estava previsto para o dia 16, pois o bebê estava em posição pélvica, ou seja, sentado, em vez de cabeça para baixo, o que torna o parto mais complicado. Ao perceberem a urgência da situação, os bombeiros militares imediatamente prestaram assistência à gestante.
A equipe iniciou o auxílio ao parto, e quando o bebê começou a nascer, foi cuidadosamente colocado na posição correta, permitindo um parto normal. Graças a essa intervenção, o parto ocorreu de forma tranquila, e o bebê nasceu saudável, apresentando sinais vitais normais, enquanto a mãe permanecia consciente e orientada.
Após o parto, os bombeiros militar realizaram o corte do cordão umbilical conforme protocolo, realizaram a limpeza inicial do bebê e ajudaram a parturiente na eliminação da placenta.
Mãe e recém-nascido foram então transportados, com o apoio de um helicóptero do Ciopaer, para uma unidade de saúde, onde receberam atendimento de uma equipe médica especializada.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na noite desta quinta-feira (16 de abril), para atender a uma ocorrência de princípio de incêndio em uma instalação industrial de produção de algodão no Distrito Industrial de Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).
O 3º Núcleo Bombeiro Militar (3º NBM) recebeu o chamado por volta das 22h30. Ao chegar, os bombeiros constataram que a brigada de incêndio da própria empresa já realizava o combate inicial e que a situação estava controlada, com ações de resfriamento em fardos de caroço de algodão e em um galpão adjacente, evitando a propagação das chamas.
Os militares reforçaram o combate com o estabelecimento de uma linha pelo lado oposto do barracão, intensificando o resfriamento da área atingida. Também foi orientado ao responsável pela empresa que providenciasse maquinário para a remoção do material combustível.
Com o apoio de um trator, entre 35 e 40 fardos de caroço de algodão em combustão foram retirados e levados para uma área externa, onde foi realizado o rescaldo, eliminando focos remanescentes. As chamas foram completamente extintas por volta da 1h. Não houve registro de vítimas.