Connect with us

MATO GROSSO

Programa Verde Novo comemora Dia das Crianças ação educativa e distribuição de 50 mudas

Publicado

em

Para celebrar o Dia das Crianças, 12 de outubro, o programa verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso realizou uma ação com os filhos dos colaboradores da empresa Fiagril, parceira do programa. A atividade reuniu quase 40 crianças, no dia 11 de outubro, na sede da empresa em Cuiabá. O grupo participou de gincanas, oficinas e aprenderam um pouco mais sobre a importância das árvores para a cidade. 
 
Na ocasião, foram distribuídas 50 mudas aos colaboradores da empresa, dentre as espécies estavam ipê-branco, ipê-rosa, maracujá e amora.  
 
A parceria entre a Fiagril e o programa Verde Novo foi firmada em setembro deste ano, quando a empresa doou oito mil mudas de árvores frutíferas e nativas do Cerrado Brasileiro. Segundo a engenheira florestal do Verde Novo, Rosiani Carnaíba, a contribuição para o meio ambiente também precisa ser reforçada com ações educativas, como a realizada com o público infantil.  
 
 “Quando fazemos atividades com as crianças, trabalhamos o compromisso deles com o futuro próximo. Para que elas entendam a importância da arborização urbana, da preservação do meio ambiente. Mesmo muito jovens, a maioria já compreende que plantar árvores é importante e deixa benefícios profundos para toda a comunidade”.
  
Na programação do dia, pais e filhos acompanharam uma palestra sobre a importância da Arborização Urbana, participaram do jogo Rebojando e de uma oficina de plantio, com o plantio de muda de pata de vaca.  
 
Maiza Prioli, especialista em comunicação da Fiagril, destacou que a parceria com o Verde Novo reafirma o compromisso da empresa com a sustentabilidade. “Temos como propósito a sustentabilidade e aproveitamos o Dia das Crianças para trazer os filhos dos nossos colaboradores para conhecerem o ambiente de trabalho dos pais e também falar da sustentabilidade, principalmente nessa época em que estamos passando por um período de calor extremo. É fundamental repassar para as crianças a importância dessa ação de plantar árvores para elas não sofrerem no futuro”. 
  
Programa Verde Novo – O objetivo do Verde Novo é incentivar o plantio e a manutenção de árvores em Cuiabá, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da população. 
 
As árvores plantadas e/ou distribuídas pelo Verde Novo estão elencadas no Decreto Municipal n.º 5.144/2012, que dispõe sobre a arborização urbana de Cuiabá e enfatiza a utilização de espécies nativas do bioma Cerrado na proporção de 70%. Dentre elas estão árvores frutíferas como pitanga, caju, pitomba, amora, tamarindo e acerola, e as arbóreas nativas como o jacarandá, ipês roxo, rosa, branco e amarelo e os oitis. 
 
O Verde Novo também engloba atividades teóricas de conscientização ambiental, por meio de palestras, associada ao plantio de árvores em escolas e áreas públicas e privadas, além da distribuição de mudas. 
 
Para saber mais sobre o Programa Verde Novo e como solicitar uma parceria, entre em contato pelo e-mail verdenovo@tjmt.jus.br ou pelo Instagram @projeto.verdenovo 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: fotografia colorida mostrando uma criança com as mãos esplamadas. Ao fundo outas crianças repetem o gesto. Segunda imagem: fotografia colorida registrando as crianças sentadas e assistido a uma apresentação, com projeção de slaides em um telão. Terceira imagem: fotografia colorida mostra o momento em que um grupo de crianças se aglomera emtorno de uma muda que está sendo plantada.
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil localiza e prende condenado por estupro de vulnerável em Pedra Preta

Publicado

em

Por

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (22.4), em Pedra Preta, um mandado de prisão em desfavor de um homem, de 26 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A ação integra a Operação Regional Rondonópolis Segura, voltada ao cumprimento de ordens judiciais e intensificação do combate à criminalidade na região.

A ordem judicial, cumprida pela Delegacia de Pedra Preta, refere-se à regressão de regime, com pena remanescente de sete anos a ser cumprida inicialmente em regime fechado, expedida pela Vara Única da Comarca de Pedra Preta.

O caso ocorreu em 2017, quando a mãe da vítima procurou a Polícia Civil para relatar abusos praticados contra sua filha, que à época tinha 12 anos, enquanto o autor tinha 18 anos.

De posse do mandado judicial, a equipe policial deu início a diligências investigativas com o objetivo de localizar e prender o condenado, que se encontrava foragido. Após levantamento de informações, ele foi localizado na região da Vila Garça Branca, distrito de Pedra Preta.

Ele foi preso e não ofereceu resistência. Em seguida, foi conduzido à sede da Delegacia de Pedra Preta, onde foi apresentado à autoridade policial para as providências legais cabíveis.

“A ação evidencia o empenho investigativo da Polícia Civil no cumprimento de ordens judiciais e na responsabilização de autores de crimes graves, reforçando o compromisso institucional com a proteção de vítimas em situação de vulnerabilidade e a garantia da justiça”, destacou o delegado Fabricio Garcia Henriques.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora