Connect with us

Cuiabá

Campanha Novembro Azul promove ações de saúde neste sábado na zona rural e na regional Oeste de Cuiabá

Publicado

em

Neste sábado, 23 de novembro, a campanha Novembro Azul intensifica suas atividades em Cuiabá com ações de saúde voltadas para o público masculino. Entre os destaques, estão a programação especial na USF Coxipó do Ouro, localizada na zona rural, e o Dia D da campanha nas unidades básicas de saúde da Regional Oeste.

Na zona rural, a USF Coxipó do Ouro estará aberta das 8h às 16h, realizando atendimentos para cerca de 28 pacientes previamente agendados, com idades entre 18 e 60 anos. Durante a ação, haverá uma avaliação multiprofissional voltada para a promoção da saúde e prevenção de doenças relacionadas ao público masculino. Além disso, serão disponibilizados testes rápidos para COVID-19, reforçando o cuidado com a saúde integral dos participantes.

Na mesma data e horário, as UBS da regional Oeste realizarão o Dia D do Novembro Azul, com foco especial na saúde sexual e reprodutiva masculina, conforme as orientações do Ministério da Saúde para a campanha de 2024.

Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas e odontológicas, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C, aferição de pressão arterial, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e rodas de conversa sobre qualidade de vida e cuidados com a saúde reprodutiva.

A campanha busca incentivar o envolvimento dos homens no planejamento familiar e no pré-natal de suas parceiras, promovendo consultas específicas para os parceiros de gestantes e reforçando a importância da paternidade ativa.

Elizete dos Santos, responsável técnica pela Saúde do Homem, destaca que o Novembro Azul é uma oportunidade para ampliar o cuidado com a saúde masculina. “Queremos que os homens compreendam sua importância no cuidado com a saúde da família e, sobretudo, que se sintam acolhidos para discutir e prevenir problemas de saúde. Com o Dia D, esperamos promover essa conscientização”.

UBS participantes do Dia D na Regional Oeste

– USF Cidade Verde

– USF Jardim Independência

– USF Novo Terceiro

– USF Jardim Araçá / USF Santa Amália

– USF Santa Isabel I e II

– USF Santa Isabel III

– USF Despraiado I e II

– USF Novo Colorado I e II

– USF Ribeirão do Lipa

As demais unidades básicas de saúde continuarão realizando ações ao longo do mês de novembro, com diversas atividades preventivas e de conscientização.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá intensifica mutirão de tapa-buracos em 9 bairros e vias estruturantes

Publicado

em

Por

Nesta quarta-feira (22), as equipes de tapa-buracos realizam o serviço nos bairros Residencial Coxipó, Cohab São Gonçalo, Jardim Gramado, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Comodoro, São José e Jardim Buriti, todos na região Sul da Capital. E ainda, no Pedregal, Renascer e demais obras emergenciais em pontos de maior fluxo na cidade, onde surgem demandas de reparo. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, e não parou nem mesmo no feriado do dia 21 de abril, quando quatro equipes mantiveram os trabalhos nos bairros Coophema e Jardim Gramado.

“O Jardim Gramado é um bairro grande, e graças a Deus os buracos são pontuais e a Prefeitura de Cuiabá está trabalhando no bairro. Na segunda-feira (20), estiveram na Rua Imburana, atuando nos reparos dos buracos, isso é muito bom”, explicou o presidente do bairro Valdenir Arruda de Faria, popularmente conhecido como Viola.

Outras quatro equipes que atuam no mutirão estão tapando buracos nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Jardim Buriti e Jardim Comodoro. Enquanto algumas fazem trechos retos e começos de travessas, “as demais fazem a costura das travessas”, ou seja, seguem o mutirão nas vias transversais do bairro, conforme explicou um dos operadores da equipe. A Rua J-10 seria uma das vias com percurso direto. Mas outras ruas, como a H-8, entre outras, recebem a ação.

Márcio Ramos é morador do bairro São José, que faz divisa com o Jardim Comodoro e Nossa Senhora Aparecida. Ele conhece a realidade do local, mora desde o tempo de criança, época em que não havia asfalto e a região ainda era mato. Para ele, resolvidos os buracos, a preocupação será com a velocidade dos veículos.

“A avenida estava bem feia com tantos buracos e fazia bastante tempo que esperávamos essa benfeitoria. As pessoas se queixavam que estavam caindo com o carro dentro dos buracos, estragando o veículo, furando pneu, essas coisas. Agora, com o tapa-buraco, vai resolver tudo. Mas agora vão acelerar a velocidade, já faziam isso mesmo com buracos. Faltam quebra-molas para dar uma freada nos apressadinhos que gostam de correr”, pontuou.

Lidiane Almeida concorda com a declaração de Márcio, por ser uma avenida em que descem muitos carros e muitos caminhões, por conta da transportadora que tem nas proximidades, portanto, o fluxo é grande. “Aqui não passa ônibus, não é linha de ônibus, mas é uma rua de grande movimento, precisa de um redutor de velocidade”, explicou.

Lidiane revelou que fazia tempo que esperavam pela ação de tapa-buracos. “Faz um bom tempinho. A gente está precisando que deem uma olhada aqui para o nosso bairro, uma melhoria a mais, como o quebra-molas, por exemplo. Mas receber o mutirão de tapa-buracos é muito bom, muito satisfatório. Os moradores é que sabem o quanto faz a diferença”, pontuou.

Além do mutirão em andamento na região Sul, também há equipe executando serviços emergenciais em vias estruturantes, devido ao fluxo intenso de veículos que recebem diariamente.

No feriado

Quatro equipes que atuam no mutirão de tapa-buracos não pararam nem mesmo no dia 21 de abril, feriado nacional que homenageia Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), mártir da Inconfidência Mineira, e atuaram nos bairros Jardim Gramado e Coophema. Entre as ruas atendidas estão: Anápolis, Nova Iguaçu, Marajó, Blumenau, Joinville, Camamu, Barbacena, Tremembé, Maringá e Jundiaí, no Coophema. E as ruas Presidente Prudente, Angico, entre outras, no Jardim Gramado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora