Connect with us

MATO GROSSO

Inscreva-se para webinário sobre inteligência artificial e discriminação algorítmica, dia 02/12

Publicado

em

Atenção, magistrados e magistradas! Estão abertas as inscrições para o webinário “Tecnologia, Inteligência Artificial, Discriminação Algorítmica e o Papel da Liderança Feminina no Judiciário”, que será realizado na próxima segunda-feira (2 de dezembro), das 9h às 11h, via Plataforma Teams.
 
Iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), a atividade educacional conta com coordenação da juíza Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli, presidente da Associação Brasileira de Mulheres Juízas (ABMJ), com assistência da juíza Adriana Sant’Anna Coningham.
 
Conforme a coordenadora, a iniciativa visa atender as Resoluções n. 255/2018 e n. 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça, que institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário e que estabelece regras de gênero para promoção de magistradas aos tribunais de 2º grau, respectivamente.
 
Conforme Jaqueline Cherulli, a proposta tem como objetivo informar, esclarecer e dialogar, por meio de palestra e mesa de diálogo, as duas resoluções e a necessidade de instituição das políticas traçadas pelo CNJ, bem como suas implicações práticas, promovendo uma reflexão crítica em torno do tema.
 
A palestrante será a juíza de Direito Eunice Prado, do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Ela é mestre em Direito e Poder Judiciário pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), certificada em Ética da Inteligência Artificial pela London School of Economics. Integrou o Grupo de Trabalho “Ética e Inteligência Artificial” no Conselho Nacional de Justiça e foi membro do Conselho de Inovação do AMB Lab e da Diretoria AMB Mulheres. Atualmente é membro do Fórum Nacional de Violência Contra a Mulher (Fonavim) do CNJ.
 
Atuará como mediadora a desembargadora Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, presidente do Comitê de Equidade de Gênero entre Homens e Mulheres do TJMT, e como co-mediador o desembargador Luiz Octavio Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, membro da comissão do PJe e da comissão de governança de TI do Judiciário de Mato Grosso.
 
Clique neste link para se inscrever.
 
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail esmagis@tjmt.jus.br ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Arte colorida onde aparece, ao fundo, uma mulher tocando num cenário digital. Na parte esquerda, o nome do webinário – “Tecnologia, Inteligência Artificial, Discriminação Algorítmica e o Papel da Liderança Feminina no Judiciário” -, com data (2/12), horário (9h às 11h) e local (Plataforma Teams). Abaixo, fotografia da palestrante (Eunice) e da coordenadora (Eulice). Ambas são mulheres brancas, de cabelos escuros. Abaixo, fotografia da mediadora (Nilza) e do co-mediador (Luiz). Ela é uma mulher branca, de cabelos loiros. Ele é um homem branco, de cabelos escuros. Abaixo, a fotografia da diretora da Esmagis, desembargadora Helena Ramos, uma mulher branca, de cabelos escuros e óculos de grau. Já o vice-diretor, desembargador Márcio Vidal, é um homem branco, de cabelos escuros e barba grisalha. Assinam a peça os logos do Judiciário, Esmagis, ABMJ e Comitê de Equidade.
 
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil localiza e prende condenado por estupro de vulnerável em Pedra Preta

Publicado

em

Por

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (22.4), em Pedra Preta, um mandado de prisão em desfavor de um homem, de 26 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A ação integra a Operação Regional Rondonópolis Segura, voltada ao cumprimento de ordens judiciais e intensificação do combate à criminalidade na região.

A ordem judicial, cumprida pela Delegacia de Pedra Preta, refere-se à regressão de regime, com pena remanescente de sete anos a ser cumprida inicialmente em regime fechado, expedida pela Vara Única da Comarca de Pedra Preta.

O caso ocorreu em 2017, quando a mãe da vítima procurou a Polícia Civil para relatar abusos praticados contra sua filha, que à época tinha 12 anos, enquanto o autor tinha 18 anos.

De posse do mandado judicial, a equipe policial deu início a diligências investigativas com o objetivo de localizar e prender o condenado, que se encontrava foragido. Após levantamento de informações, ele foi localizado na região da Vila Garça Branca, distrito de Pedra Preta.

Ele foi preso e não ofereceu resistência. Em seguida, foi conduzido à sede da Delegacia de Pedra Preta, onde foi apresentado à autoridade policial para as providências legais cabíveis.

“A ação evidencia o empenho investigativo da Polícia Civil no cumprimento de ordens judiciais e na responsabilização de autores de crimes graves, reforçando o compromisso institucional com a proteção de vítimas em situação de vulnerabilidade e a garantia da justiça”, destacou o delegado Fabricio Garcia Henriques.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora