Connect with us

MATO GROSSO

Moradores do Distrito da Guia recebem 294 escrituras após mais de 30 anos de espera

Publicado

em

O Governo do Estado de Mato Grosso, através do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), realizou a entrega de 294 escrituras aos moradores do Distrito da Guia, em Cuiabá, nesta segunda-feira (16.12).

A entrega é a segunda ação do Programa Regularizar, que facilita o reconhecimento de propriedade de imóveis urbanos em áreas consolidadas, e contou com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, do Consórcio Vale do Rio Cuiabá e da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT).

“Isso é mais que a realização de um sonho para os moradores. É muito gratificante e significativo! É mais que uma causa social; é uma causa pessoal poder ajudar, na prática, a população desse distrito”, disse a tabeliã titular do cartório do distrito, Ana Maria Calix.

Para o presidente da autarquia, Francisco Serafim de Barros, o evento foi o resgate de uma dívida com os moradores do distrito.

“É uma grande honra estarmos aqui participando desse momento brilhante da realização de sonhos. Vocês aguardaram esse momento há mais de 30 anos. Eu gosto de ressaltar que esse documento é uma dívida que o poder público tem com vocês. É um direito de vocês”, reforçou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Sejus participa da Semana Nacional “Registre-se!” e amplia emissão de documentos no sistema prisional

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) participou da 4ª edição da Semana Nacional do Registro Civil, “Registre-se!”, mobilização coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ocorreu de 13 a 17 de abril em todo o país. A iniciativa teve o objetivo de ampliar o acesso à documentação civil básica para públicos em situação de vulnerabilidade, incluindo pessoas privadas de liberdade.

Em Mato Grosso, a ação foi conduzida pela Corregedoria-Geral da Justiça, com apoio de diversos parceiros institucionais, como cartórios, Politec, Receita Federal e Fundação Nova Chance (FUNAC). No sistema prisional, a programação contemplou atendimentos em diferentes unidades.

A abertura das atividades ocorreu no dia 13, na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, com o atendimento do público feminino e, posteriormente, entre os dias 14 e 16, no masculino. No dia 17, a ação foi realizada no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas (Criald), em Várzea Grande.

Os atendimentos incluem a emissão e regularização de documentos civis, etapa essencial para garantir o exercício da cidadania, o acesso a políticas públicas e o fortalecimento do processo de reintegração social.

O secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado Filho, destacou a importância da iniciativa. “A emissão de documentos é um passo fundamental para garantir direitos básicos e fortalecer o processo de ressocialização. Essa mobilização reforça o compromisso do Estado em promover cidadania e oferecer condições reais de reintegração social às pessoas privadas de liberdade”, afirmou.

O “Registre-se!” é um mutirão nacional realizado anualmente e já conta com a participação do sistema prisional de Mato Grosso desde a primeira edição, realizada na Fundação Nova Chance (FUNAC/MT). Desde a segunda edição, a ação é realizada nas penitenciárias do Estado, consolidando-se como uma importante ferramenta de inclusão social e redução de vulnerabilidades.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora