Connect with us

Cuiabá

Secretária garante aos vereadores retorno seguro às aulas no dia 10 de fevereiro

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a secretária municipal de Educação, Solange Dias, reiteraram nesta quarta-feira (5) que o início das aulas na rede municipal ocorrerá no dia 10 de fevereiro. A confirmação foi feita durante uma reunião da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, na qual o prefeito compareceu para prestar esclarecimentos aos parlamentares e reforçar o compromisso com a transparência na gestão pública.

Durante o encontro, o prefeito destacou que a decisão de adiar o início do ano letivo em uma semana foi necessária devido às condições precárias de diversas unidades escolares. “Nós tínhamos 15 escolas em estado crítico e outras 68 precisando de manutenção. Isso impactou a nossa capacidade de iniciar o ano letivo na data prevista. Mas garantimos que, no dia 10 de fevereiro, todos os 60 mil alunos da rede municipal voltarão às salas de aula com tudo pronto para recebê-los”, afirmou Abilio.

A secretária Solange Dias ressaltou que, ao assumir a pasta, encontrou dificuldades que exigiram medidas emergenciais para garantir um ambiente adequado para os alunos. “As escolas precisavam de materiais básicos, desde papel higiênico até cadernos e produtos de limpeza. Tivemos que fazer uma força-tarefa para suprir essas demandas e assegurar que o ano letivo começasse sem prejuízos para os estudantes”, explicou.

A presença do prefeito na Comissão de Educação foi considerada um ato de transparência e prestação de contas. Abilio enfatizou que a atual administração está comprometida em resolver os problemas herdados e melhorar a qualidade da educação no município. “Houve desafios, mas estamos trabalhando para garantir que as escolas estejam bem equipadas e que os alunos tenham uma estrutura digna para estudar. Esse é um esforço conjunto, e agradeço a todos os envolvidos nessa missão”, declarou.

Com a confirmação da data de início das aulas, a prefeitura reforça seu compromisso com a educação e com os alunos da rede municipal, garantindo que o planejamento para 2024 será cumprido de forma organizada e eficiente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá intensifica mutirão de tapa-buracos em 9 bairros e vias estruturantes

Publicado

em

Por

Nesta quarta-feira (22), as equipes de tapa-buracos realizam o serviço nos bairros Residencial Coxipó, Cohab São Gonçalo, Jardim Gramado, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Comodoro, São José e Jardim Buriti, todos na região Sul da Capital. E ainda, no Pedregal, Renascer e demais obras emergenciais em pontos de maior fluxo na cidade, onde surgem demandas de reparo. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, e não parou nem mesmo no feriado do dia 21 de abril, quando quatro equipes mantiveram os trabalhos nos bairros Coophema e Jardim Gramado.

“O Jardim Gramado é um bairro grande, e graças a Deus os buracos são pontuais e a Prefeitura de Cuiabá está trabalhando no bairro. Na segunda-feira (20), estiveram na Rua Imburana, atuando nos reparos dos buracos, isso é muito bom”, explicou o presidente do bairro Valdenir Arruda de Faria, popularmente conhecido como Viola.

Outras quatro equipes que atuam no mutirão estão tapando buracos nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Jardim Buriti e Jardim Comodoro. Enquanto algumas fazem trechos retos e começos de travessas, “as demais fazem a costura das travessas”, ou seja, seguem o mutirão nas vias transversais do bairro, conforme explicou um dos operadores da equipe. A Rua J-10 seria uma das vias com percurso direto. Mas outras ruas, como a H-8, entre outras, recebem a ação.

Márcio Ramos é morador do bairro São José, que faz divisa com o Jardim Comodoro e Nossa Senhora Aparecida. Ele conhece a realidade do local, mora desde o tempo de criança, época em que não havia asfalto e a região ainda era mato. Para ele, resolvidos os buracos, a preocupação será com a velocidade dos veículos.

“A avenida estava bem feia com tantos buracos e fazia bastante tempo que esperávamos essa benfeitoria. As pessoas se queixavam que estavam caindo com o carro dentro dos buracos, estragando o veículo, furando pneu, essas coisas. Agora, com o tapa-buraco, vai resolver tudo. Mas agora vão acelerar a velocidade, já faziam isso mesmo com buracos. Faltam quebra-molas para dar uma freada nos apressadinhos que gostam de correr”, pontuou.

Lidiane Almeida concorda com a declaração de Márcio, por ser uma avenida em que descem muitos carros e muitos caminhões, por conta da transportadora que tem nas proximidades, portanto, o fluxo é grande. “Aqui não passa ônibus, não é linha de ônibus, mas é uma rua de grande movimento, precisa de um redutor de velocidade”, explicou.

Lidiane revelou que fazia tempo que esperavam pela ação de tapa-buracos. “Faz um bom tempinho. A gente está precisando que deem uma olhada aqui para o nosso bairro, uma melhoria a mais, como o quebra-molas, por exemplo. Mas receber o mutirão de tapa-buracos é muito bom, muito satisfatório. Os moradores é que sabem o quanto faz a diferença”, pontuou.

Além do mutirão em andamento na região Sul, também há equipe executando serviços emergenciais em vias estruturantes, devido ao fluxo intenso de veículos que recebem diariamente.

No feriado

Quatro equipes que atuam no mutirão de tapa-buracos não pararam nem mesmo no dia 21 de abril, feriado nacional que homenageia Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), mártir da Inconfidência Mineira, e atuaram nos bairros Jardim Gramado e Coophema. Entre as ruas atendidas estão: Anápolis, Nova Iguaçu, Marajó, Blumenau, Joinville, Camamu, Barbacena, Tremembé, Maringá e Jundiaí, no Coophema. E as ruas Presidente Prudente, Angico, entre outras, no Jardim Gramado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora