Connect with us

MATO GROSSO

Polícia Civil prende autores de homicídio ocorrido em 2016 em Cuiabá

Publicado

em

Duas pessoas que tiveram o envolvimento identificado em um homicídio ocorrido no ano de 2016 tiveram mandados de prisão cumpridos, na manhã de sábado e nesta segunda-feira (15 e17.2), após serem identificados, em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Cuiabá.

Segundo as investigações da DHPP, os suspeitos tinham uma rixa com a vítima, Hieldis da Costa Silva, em razão de ele ser muito agressivo e bater na prima de um dos investigados, além de costumar andar armado. Então, conforme a investigação, antes de serem mortos pela vítima, decidiram matá-la primeiro.

Após diversas diligências e oitivas, a equipe de investigação conseguiu identificar os autores. Um dos suspeitos identificados atualmente é tetraplégico, após ser atingido por disparo de arma de fogo, no ano passado, em confronto com a Polícia Militar. e ao ser ouvido em declarações, confessou a autoria e a motivação, delatando também o seu comparsa no crime.

Com a autoria e motivação definidas, foi representado pelas prisões preventiva dos investigados, que foram deferidas pela Justiça.

Nesta segunda-feira (17), a equipe da DHPP deu cumprimento à ordem de prisão contra o suspeito acamado. O segundo envolvido, que era considerado uma pessoa difícil de ser encontrada, foi localizado pela Polícia Militar, no sábado (15), ocasião em que teve o mandado de prisão cumprido.

Após terem as ordens judiciais cumpridas, os presos foram encaminhados ao Judiciário, sendo que um deles teve a prisão mantida e o outro em razão da deficiência, aguarda apreciação do magistrado.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Sejus participa da Semana Nacional “Registre-se!” e amplia emissão de documentos no sistema prisional

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) participou da 4ª edição da Semana Nacional do Registro Civil, “Registre-se!”, mobilização coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ocorreu de 13 a 17 de abril em todo o país. A iniciativa teve o objetivo de ampliar o acesso à documentação civil básica para públicos em situação de vulnerabilidade, incluindo pessoas privadas de liberdade.

Em Mato Grosso, a ação foi conduzida pela Corregedoria-Geral da Justiça, com apoio de diversos parceiros institucionais, como cartórios, Politec, Receita Federal e Fundação Nova Chance (FUNAC). No sistema prisional, a programação contemplou atendimentos em diferentes unidades.

A abertura das atividades ocorreu no dia 13, na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, com o atendimento do público feminino e, posteriormente, entre os dias 14 e 16, no masculino. No dia 17, a ação foi realizada no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas (Criald), em Várzea Grande.

Os atendimentos incluem a emissão e regularização de documentos civis, etapa essencial para garantir o exercício da cidadania, o acesso a políticas públicas e o fortalecimento do processo de reintegração social.

O secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado Filho, destacou a importância da iniciativa. “A emissão de documentos é um passo fundamental para garantir direitos básicos e fortalecer o processo de ressocialização. Essa mobilização reforça o compromisso do Estado em promover cidadania e oferecer condições reais de reintegração social às pessoas privadas de liberdade”, afirmou.

O “Registre-se!” é um mutirão nacional realizado anualmente e já conta com a participação do sistema prisional de Mato Grosso desde a primeira edição, realizada na Fundação Nova Chance (FUNAC/MT). Desde a segunda edição, a ação é realizada nas penitenciárias do Estado, consolidando-se como uma importante ferramenta de inclusão social e redução de vulnerabilidades.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora