Connect with us

Cuiabá

Mais de 3 mil casas do Santa Isabel recebem mutirão contra dengue neste sábado

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, neste sábado (22), a terceira edição do mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti. Dessa vez a ação acontece no bairro Santa Isabel, a partir das 7h30, com ponto de encontro na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Izabel I.

A ação, intitulada “Todos Contra a Dengue”, contará com a participação de diversos órgãos municipais e visa vistoriar 100% dos 3.396 imóveis da região, eliminando focos do vetor e orientando a população sobre prevenção e controle das arboviroses.

Até o momento,Cuiabá notificou 925 casos de dengue em 2025, dos quais 724 foram confirmados. No caso da chikungunya, a situação é ainda mais preocupante, com 2.114 notificações e 1.977 confirmações da doença. Durante as primeiras sete semanas epidemiológicas do ano, os casos de chikungunya aumentaram significativamente em relação ao mesmo período de 2024, enquanto os casos de dengue apresentaram uma leve redução nas últimas semanas. A média semanal de notificações de dengue em 2025 é de 132, um aumento de 220% em comparação com 2024. Para a chikungunya, a alta é alarmante: de apenas 3 casos semanais em 2024 para 302 em 2025, um crescimento de 9.091,3%.

Atualmente, um óbito por dengue está sob investigação, enquanto seis mortes por chikungunya foram confirmadas e outras seis estão em análise. A Prefeitura reforça a importância da colaboração popular na adoção de medidas preventivas para conter o avanço dessas doenças.

Ações do Mutirão

A mobilização contará com as seguintes atividades:
• Vistoria em 100% dos imóveis para identificação e eliminação de criadouros do Aedes aegypti.
• Tratamento de depósitos com foco em criadouros não removíveis.
• Orientação aos moradores sobre sinais, sintomas e prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito.
• Atendimento na UBS Santa Izabel I para pacientes com sintomas de arboviroses.
• Vacinação para jovens de 10 a 14 anos na UBS Santa Izabel I.
• Cadastramento e limpeza de bolsões de lixo e terrenos baldios para remoção de entulhos e resíduos (LIMPURB).
• Notificação de imóveis com acúmulo de sujeira (VISA/O.P/D.C).
• Limpeza da beira do córrego e Projeto CATA TRECO, garantindo o recolhimento de materiais descartados inadequadamente.

Os trabalhos estão sendo coordenados pela SMS e conta com a participação de diversas secretarias e órgãos municipais, como a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (LIMPURB), a Ordem Pública, a Secretaria de Meio Ambiente, Obras, Assistência Social, Educação e demais setores envolvidos no enfrentamento às arboviroses.

A gestão destaca que a colaboração da população é essencial para o sucesso da mobilização. Pequenas ações cotidianas, como evitar o acúmulo de água parada em recipientes, limpar calhas e caixas d’água, manter quintais organizados e permitir a entrada dos agentes de endemias para fiscalização, são medidas fundamentais no combate ao Aedes aegypti.

Com a aproximação do período de chuvas, o alerta é redobrado para evitar o aumento dos casos de dengue, chikungunya e zika. A prevenção é a principal arma contra essas doenças e a mobilização da comunidade pode salvar vidas.

#PraCegoVer

A imagem ilustra agentes de saúde envolvidos em uma ação de limpeza e combate ao mosquito Aedes Aegypti realizada em uma praça do bairro Dom Aquino, em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Feriado de Tiradentes tem opções de lazer e serviços essenciais mantidos em Cuiabá

Publicado

em

Por

Moradores e turistas que permanecerem em Cuiabá durante o feriado de Tiradentes, celebrado nesta terça-feira (21), terão diversas opções de lazer em família, como o Mercado do Porto, o Aquário Municipal, o Museu do Rio e o tradicional Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, que chega à 7ª edição.

Para quem deseja aproveitar a culinária regional, o Mercado Antônio Moisés Nadaf, conhecido como Mercado do Porto, funcionará das 5h às 13h, com as lanchonetes abertas até as 16h. Já o Complexo Biocultural do Porto, que reúne o Aquário Municipal e o Museu do Rio, estará aberto das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço é uma das principais atrações turísticas da capital e abriga espécies de peixes dos biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Outra alternativa é o 7º Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, realizado às margens da MT 251, no km 23. O evento integra o calendário oficial de comemorações do aniversário de Cuiabá e reúne gastronomia típica e programação cultural.

Para atividades ao ar livre, o Parque Tia Nair funcionará das 5h às 22h, com pista de caminhada e mirante com vista para o lago. O Parque das Águas também estará aberto diariamente, das 5h às 23h, com acesso pelo Centro Político Administrativo, bairro Paiaguás, e Avenida Doutor Hélio Ribeiro.

Durante o feriado, os serviços essenciais de saúde seguem mantidos em regime de plantão 24 horas, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento, a Policlínica do Pedra 90, o Centro Médico Infantil, o Hospital Municipal de Cuiabá, o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e o Hospital São Benedito. Também serão mantidos serviços essenciais como coleta de lixo, abastecimento de água, Defesa Civil e fiscalização e orientação do trânsito, conforme o Decreto nº 11.584, publicado na Gazeta Municipal em 22 de dezembro de 2025.

Na Prefeitura de Cuiabá, assim como nos demais órgãos da administração municipal, não haverá expediente, com retorno das atividades na quarta-feira (22), a partir das 8h. Também estarão suspensos os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, nos Serviços de Atenção Especializada, no Centro de Especialidades Médicas, na Vigilância Sanitária e no Centro de Especialidades Odontológicas, que retomam o funcionamento na quarta-feira, a partir das 7h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora