Connect with us

MATO GROSSO

Nosso Judiciário: acadêmicos de Direito visitam sede do Tribunal de Justiça

Publicado

em

Mais uma turma de acadêmicos de Direito teve a oportunidade de conhecer a estrutura do Tribunal de Justiça. Por meio do projeto “Nosso Judiciário” acadêmicos do 6º ao 10º semestre da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC), de Várzea Grande, estiveram na sede do Poder Judiciário, em Cuiabá, nessa segunda-feira (10 de abril) e fizeram um tour por diversos setores.
 
A visita serve para aproximar a Justiça de toda a população, especialmente, neste caso, de acadêmicos de Direito. Os estudantes também assistem a parte de julgamentos de órgão colegiado do Tribunal e ao final da visita, no Espaço Memória têm contato com magistrados que falam sobre suas experiências.
 
O juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira, do Juizado Especial Itinerante (JEI) e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Itinerante, conversou com os alunos e alunas sobre a carreira da magistratura e destacou a importância desse contato, que aproxima a Justiça estadual dos acadêmicos.
 
“É uma iniciativa excelente do Poder Judiciário. Os acadêmicos têm muita teoria [em sala de aula] e falta essa proximidade com a prática. Além de tudo, eles podem ver que há essa proximidade com o Judiciário, que não existem diferenças, que existe um respeito e que somos atores de um mesmo sistema. Essas visitas ajudam a desmistificar a figura do desembargador e do juiz, uma forma de verem que todos trabalhamos em prol de um único objetivo, que é o jurisdicionado”, afirmou o magistrado.
 
A professora do curso, Vênula Lopes Correa, ressaltou que além da oportunidade de estar na sede do Poder Judiciário a experiência de ter contato mais próximo com os magistrados e servidores é muito importante.
 
“A avaliação é extremamente positiva em todos os aspectos porque a experiência do início ao fim consegue concatenar diversos temas teóricos ministrados na faculdade e que muitas vezes a metodologia dentro da sala de aula acaba por engessar os acadêmicos. Quando a gente desperta essas experiências práticas nos alunos a gente verifica resultados muito positivos em cada um deles. Nosso planejamento é de voltar com outras turmas e tornar isso rotineiro na nossa instituição”, comentou.
 
O aluno do terceiro semestre, Marcos José da Silva, diz que o que lhe motivou a escolher o curso de Direito foi a afinidade com os temas jurídicos, mesmo já tendo outra formação superior. Ele aprovou a visita. “Achei prático, o ambiente acadêmico traz uma visão e aqui a gente tem a oportundiade de ver na sessão que presenciamos a aplicação da lei, mas acima de tudo, dentro de uma estrutura organizacional, a aplicação da justiça e isso é importante para a gente.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Foto dos alunos no saguão do TJ. Neif Feguri fala sobre a história do Judiciário. Segunda imagem: Juiz Jorge Alexandre usa óculos de grau, terno cinza, gravata amarela e camisa clara. Terceira imagem: Professora Vênula, que usa uma blusa vermelha, tem cabelos loiros na altura dos ombros. Quarta imagem: Aluno Marcos José da Silva, que usa óculos de grau e um terno escuro, camisa azul clara e uma gravata em tom terroso quadriculada com cinza.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Polícia Civil localiza e prende condenado por estupro de vulnerável em Pedra Preta

Publicado

em

Por

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (22.4), em Pedra Preta, um mandado de prisão em desfavor de um homem, de 26 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A ação integra a Operação Regional Rondonópolis Segura, voltada ao cumprimento de ordens judiciais e intensificação do combate à criminalidade na região.

A ordem judicial, cumprida pela Delegacia de Pedra Preta, refere-se à regressão de regime, com pena remanescente de sete anos a ser cumprida inicialmente em regime fechado, expedida pela Vara Única da Comarca de Pedra Preta.

O caso ocorreu em 2017, quando a mãe da vítima procurou a Polícia Civil para relatar abusos praticados contra sua filha, que à época tinha 12 anos, enquanto o autor tinha 18 anos.

De posse do mandado judicial, a equipe policial deu início a diligências investigativas com o objetivo de localizar e prender o condenado, que se encontrava foragido. Após levantamento de informações, ele foi localizado na região da Vila Garça Branca, distrito de Pedra Preta.

Ele foi preso e não ofereceu resistência. Em seguida, foi conduzido à sede da Delegacia de Pedra Preta, onde foi apresentado à autoridade policial para as providências legais cabíveis.

“A ação evidencia o empenho investigativo da Polícia Civil no cumprimento de ordens judiciais e na responsabilização de autores de crimes graves, reforçando o compromisso institucional com a proteção de vítimas em situação de vulnerabilidade e a garantia da justiça”, destacou o delegado Fabricio Garcia Henriques.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora