Connect with us

Sorriso

Palestras reforçam a campanha dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”

Publicado

em

Sorriso integra a luta internacional dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” que iniciou em 20 de novembro e segue até 10 de dezembro. Dentre as ações duas palestras promovidas pela Prefeitura por meio da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa) se destacam. Em ambas a vereadora cuiabana e educadora digital, Maysa Leão, esteve presente e abordou temas como empoderamento e a luta pelo fim da violência de gênero. Maysa também é mestre em Tecnologias da Inteligência e Design.

Na segunda-feira, 24 de novembro, Maysa tratou sobre a na importância do empreendedorismo, do marketing pessoal e das conexões estratégicas para o fortalecimento da presença feminina nas áreas de liderança. Já ontem, dia 25, também no Auditório da Faculdade Atenas o tema foi “Quebrando o Silêncio”.

As palestras integram a agenda dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, com o propósito de promover a conscientização, o diálogo e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e famílias.

Conforme a primeira-dama e gestora da Semfa, Mara Fernandes, as palestras retomaram o debate que a Semfa vem promovendo desde o início do ano: a necessidade de cessar a violência contra a mulher quer seja física, psicológica, patrimonial. “A proposta é provocar reflexão e estimular atitudes concretas de prevenção, acolhimento e denúncia da violência de gênero”, salienta Mara.

21 dias de Ativismo

“21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” é uma campanha mundial que busca conscientizar a sociedade sobre as diversas formas de violência que atingem meninas e mulheres. No Brasil, a mobilização tem início em 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra”. Mara pontua que no Brasil a campanha iniciou no Dia da Consciência Negra e estrategicamente é encerrada em 10 de dezembro, data em que é celebrado o “Dia Internacional dos Direitos Humanos”.

A secretária ressalta que Sorriso realizou uma grande mobilização pelo fim da violência em agosto, quando da campanha Agosto Lilás. “Mas essa é uma pauta diária e que precisamos debater rotineiramente”, enfatiza.

Vale sempre lembrar que a Polícia Militar conta com a Patrulha Maria da Penha que pode ser acionada pelo 190; a Delegacia da Polícia Civil conta o Núcleo da Mulher que pode ser acionado pelo 197; o Corpo de Bombeiros atende chamadas pelo 193 e para Central de Atendimento à Mulher basta discar 180.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Escritores locais participam de roda de conversa com Bráulio Bessa

Publicado

em

Por

Um momento recheado de delicadeza, acordes de violão e vida jorrando em poesia declamada. Assim foi a roda de conversa do escritor e poeta Bráulio Bessa com os pratas da casa de Sorriso – mais de 30 escritores locais e de municípios vizinhos como Cláudia, União do Sul, Ipiranga do Norte e Sinop ouviram os relatos recheados de cotidiano e de um viver poético de Bráulio e trocaram experiências.

“Fizemos questão desse momento único dos nosso escritores com o Bráulio que é uma referência além fronteiras na escrita, na declamação e no viver a literatura com alma”, destaca a secretária de Cultura, Marisa Netto. “Não conseguimos reunir todos os escritores sorrisenses, conseguimos catalogar mais de 60 escritores locais, mas ter parte deles vivenciando esse momento foi inspirador”, avalia a organizadora da roda de conversa, Carmem Welter.

Além de receber os escritores locais, Bráulio também ouviu e atendeu as 30 crianças finalistas do Festival Cultural de Poesia, 30 jovens poetas, como destacou o escritor.

“Para mim viver momentos de troca, ouvir escritores locais é de uma riqueza sem tamanho”, pontua o autor. “Digo sempre que é necessário valorizar a cultura local, ler o autor loca, o do estado, o brasileiro e ler de modo geral”, acrescentou o poeta que contou um pouco de sua jornada e confessou viver em estado poético. “Minha infância foi em uma cidade pequena onde a vida era em outro ritmo, contemplativa, vive uma infância e vivo uma vida mergulhada, dentro da poesia e quero trazer isso para o universo do outro, de alguma forma”, salientou.

Todas as ações integram o V Fórum Municipal de Cultura e a Feria do Livro de Sorriso em andamento na Praça da Juventude.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora