Connect with us

MATO GROSSO

Quando a Justiça transforma a vida de pessoas: TJMT conquista pela primeira vez Selo Diamante do CNJ

Publicado

em

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso acaba de alcançar um feito histórico: pela primeira vez, recebeu o Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade, um dos maiores reconhecimentos do Judiciário brasileiro.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (2), durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Florianópolis (SC).

O prêmio destaca os tribunais que melhor atendem a população: conseguem ser mais rápidos, transparentes, humanos e presentes na vida das pessoas. E é isso que coloca o TJMT entre os melhores do Brasil.

Para o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, o Selo Diamante mostra que o cidadão está no centro do trabalho do Judiciário. “Esse prêmio é sobre pessoas. Sobre cada vida que a Justiça ajuda a seguir em frente. Esse Diamante é de vocês: servidores, magistrados e de todos que fazem o Judiciário acontecer no dia a dia.”

O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, destacou que o reconhecimento nasce do trabalho de quem está lá na ponta, atendendo a população nos fóruns. “É no balcão, na sala de audiência, no atendimento simples… é ali que a Justiça muda a vida das pessoas. Esse resultado é fruto da dedicação de cada magistrado e servidor que trabalha perto da comunidade”.

A vice-presidente do TJMT, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, enalteceu a força do trabalho conjunto. “Quando todo mundo rema na mesma direção, o resultado aparece. Esse Diamante mostra que o esforço diário de cada setor vira benefício direto para quem procura a Justiça.”

A ex-presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, também celebrou a conquista. “O Diamante tem brilho, mas o brilho maior é ver o Judiciário mais perto, mais humano e mais eficiente para quem realmente precisa.”

Um Diamante que melhora a vida das pessoas – O prêmio mostra que o Judiciário de Mato Grosso vem evoluindo e que melhorias refletem, de verdade, na vida de quem busca a Justiça:

– processos andam mais rápido;

– audiências são marcadas com mais agilidade;

– informações ficam mais acessíveis;

– serviços digitais facilitam o dia a dia do cidadão.

Cada avanço vira solução, atendimento, acolhimento, porque o verdadeiro diamante está em cada história transformada. E é essa evolução que fortalece algo fundamental: a confiança das pessoas na Justiça.

O Selo Diamante não é só um prêmio, é a prova de que quando o Judiciário trabalha com seriedade, humanidade e transparência, ele se torna mais próximo, mais confiável e mais presente na vida de quem precisa.

Sobre o Prêmio – Criado pelo CNJ, o Prêmio de Qualidade reconhece os tribunais que mais se destacam no país. A avaliação considera governança, produtividade, transparência e tecnologia, com a participação de todos os tribunais brasileiros, exceto do Supremo Tribunal Federal.

Autor: Assessoria

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora