Connect with us

Cuiabá

Prefeito de Cuiabá participa da inauguração do BUD no Paraná

Publicado

em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participará nesta terça-feira (9) da cerimônia que marca o início da operação do Bonde Urbano Digital (BUD) no município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O convite foi feito pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior, que acompanha de perto a implantação do novo modal, considerado inovador para o transporte coletivo do país. Também integra a comitiva cuiabana o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros.

A inauguração ocorre após uma série de testes iniciados em 28 de novembro, quando o BUD passou a circular experimentalmente no trajeto entre Pinhais e Piraquara. O Paraná é o primeiro estado da América do Sul a testar a tecnologia, que promete operar como um modal complementar aos ônibus tradicionais, ampliando a capacidade de transporte e modernizando a mobilidade metropolitana.

“Essa é a ideia que nós temos para um transporte moderno para Cuiabá. Eles levaram 5 meses para implantar o modal depois que os veículos chegaram. Todo elétrico, sustentável e sem muitas obras estruturantes. Estamos conversando com o governador Mauro Mendes, com Otaviano Pivetta e torcemos que nós sejamos os próximos a ter esse veículo rodando em Cuiabá”, disse o prefeito direto de Curitiba.

Com capacidade para até 280 passageiros, podendo chegar a 360, o veículo elétrico e autônomo percorre um trajeto de cerca de 10 quilômetros entre os terminais de Pinhais e São Roque, passando por vias estratégicas da região. Durante os testes, motoristas foram capacitados e o desempenho operacional do bonde foi monitorado em diferentes horários.

A ida do prefeito Abilio ao evento reforça sua defesa pública pela substituição do BRT pelo BUD em Cuiabá. Em outubro, ele esteve na China para conhecer a tecnologia diretamente na fábrica, onde avaliou o funcionamento do modal e seu potencial para a capital mato-grossense. Segundo o prefeito, o BUD é mais econômico, transporta mais passageiros, é totalmente elétrico e poderia operar na estrutura já existente do BRT, evitando novos custos de obras.

A participação na inauguração em Piraquara permitirá que a Prefeitura de Cuiabá acompanhe de perto o início efetivo da operação do sistema, fortalecendo o debate sobre alternativas mais eficientes e sustentáveis para o transporte público da capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura e Iphan articulam parceria para destravar obras no Centro Histórico

Publicado

em

Por

O diálogo entre a Prefeitura de Cuiabá e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que já vinha sendo conduzido com a superintendência estadual, agora ganha encaminhamento em nível nacional. Neste sábado (18), representantes do Iphan estiveram no gabinete do prefeito Abilio Brunini, junto com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, para discutir uma parceria voltada à desburocratização de reformas e intervenções no Centro Histórico da capital.

No mesmo dia também foi realizada a entrega do casarão restaurado na Praça do Rosário, no Centro Norte de Cuiabá, marcando o retorno da família ao imóvel e um avanço nas ações de preservação do patrimônio histórico. Durante o encontro institucional, o prefeito Abilio Brunini destacou a importância da cooperação entre os entes públicos para viabilizar a revitalização da região central.

“O nosso sonho é transformar o Centro Histórico em um espaço novamente frequentado pela cuiabania e pelos turistas, onde a vida, a cultura e o lazer voltem aos becos e ruas da capital velha. Para isso, precisamos da colaboração de todos os entes, buscando soluções conjuntas e mais agilidade nos processos para garantir as intervenções necessárias”, afirmou.

Casarão restaurado integra ações de revitalização

A edificação entregue, localizada na Praça do Rosário, nº 65, havia sido atingida por um incêndio em 2018, que destruiu a cobertura e comprometeu a estrutura interna. Desde então, o imóvel entrou em processo de deterioração, com perda de paredes e agravamento das condições de habitabilidade.

A reconstrução foi viabilizada por meio do Canteiro Modelo de Conservação de Cuiabá (CMCC), projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com o Iphan, dentro do Programa Conviver.

As obras ocorreram entre agosto de 2025 e abril de 2026 e envolveram oficinas, mutirões e atividades práticas que mobilizaram mais de 100 participantes, entre estudantes, profissionais e membros da comunidade. A iniciativa integra ações de assistência técnica voltadas a habitações de interesse social em áreas urbanas tombadas.

Coordenadora do Canteiro Modelo de Conservação, a professora doutora Luciana Pelaes Mascaro destacou que o projeto busca atender famílias de baixa renda que enfrentam dificuldades para manter imóveis históricos, além de contribuir para a permanência da população no centro da cidade.

“Conseguimos recurso para fazer a recuperação de habitações para pessoas com renda de até três salários mínimos, que têm dificuldade de manter esses imóveis tombados. A principal importância é ajudar essas famílias e fixar moradores no centro, o que contribui para uma cidade mais compacta, dinâmica e segura, fortalecendo o comércio e as relações urbanas”, informou.

O secretário municipal José Afonso Portocarrero ressaltou o apoio da Prefeitura de Cuiabá à iniciativa e a expectativa de ampliação do projeto para outros imóveis do centro histórico.

“A prefeitura tem conhecimento do projeto e fica muito contente com essa iniciativa do Iphan com a Universidade Federal. Estamos apoiando no que for necessário. A gente espera que essa proposta se expanda, porque há uma área grande do centro histórico com casarões em processo de abandono, e a ideia é ampliar a quantidade de imóveis atendidos”, contextualizou.

Já o presidente do Iphan, Deyvesson Israel Alves Gusmão, enfatizou o papel da participação social na preservação do patrimônio e os impactos do programa na revitalização dos centros históricos.

“O programa Conviver nasce da necessidade de interlocução do poder público com a sociedade na conservação de áreas históricas. A preservação só é efetiva com participação social, e o principal resultado é um centro histórico vivo, com pessoas morando e vivendo nesses espaços. A recuperação desses imóveis é voltada para famílias de baixa renda e contribui para o desenvolvimento social, econômico, estimula o turismo e fortalece a cidadania”, pontuou.

Além de devolver o imóvel à família, a entrega reforça a importância da preservação do patrimônio cultural e das relações comunitárias no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela de São Benedito, um dos principais marcos históricos e religiosos de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora