Connect with us

MATO GROSSO

Mapa confirma caso de gripe aviária em Cuiabá; Indea adota medidas para conter foco

Publicado

em

O Ministério da Agricultura de Pecuária (Mapa) confirmou, nesta terça-feira (23.12), a presença do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma propriedade rural com aves domésticas de subsistência, em Cuiabá.

A confirmação foi feita pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP), referência para análise laboratorial das amostras colhidas de aves doentes.

Para conter a disseminação do vírus na área afetada, conforme protocolo do Mapa, o Indea está adotando as seguintes medidas:

– Instalação de barreira sanitária na propriedade afetada para impedir o trânsito de animais, materiais e equipamentos potencialmente contaminados;
– Abate sanitário de aves existentes no local para evitar que o vírus de alastre. As aves sacrificadas serão enterradas em valas.
– As instalações onde ficavam as aves contaminadas serão limpas e desinfetadas.
– Vigilância em propriedades em um raio de três quilômetros (zona perifocal), e no raio de dez quilômetros (zona de vigilância).

As atividades de contenção em Cuiabá contam com a participação direta de 30 servidores do Indea, que ficarão 24 horas na propriedade, servidores do Mapa, que acompanharão as execuções das ações, e policiais militares, que dão apoio no controle da circulação de pessoal e equipamentos no local.

O Indea reforça que não há risco à saúde humana pelo consumo de carne de frango ou ovos, e que os alimentos podem ser consumidos com segurança, e acrescenta que a presença do vírus na propriedade rural não afeta a atividade avícola de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Projeto Escola da Família movimenta escolas estaduais comm atividades aos fins de semana

Publicado

em

Por

O Projeto Escola da Família continua com atividades aos sábados em 34 escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. Desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), a iniciativa abre as unidades escolares para ações esportivas, culturais e de lazer, fortalecendo as relações e aproximando estudantes, famílias e a comunidade.

Criado em 2024, o programa vem sendo ampliado pela Seduc e se consolidando como uma política pública voltada à inclusão social e ao fortalecimento do ambiente escolar fora do período regular de aulas.

As escolas participantes oferecem uma programação diversificada, com modalidades esportivas como futsal, vôlei, basquete e tênis de mesa, além de oficinas culturais e atividades recreativas. Em algumas unidades também são promovidas aulas de judô, capoeira, tricô, design de unhas e até atividades aquáticas.

A secretária de Estado de Educação, Flávia Soares, destacou que o projeto amplia o papel social da escola e cria um ambiente mais acolhedor para estudantes e famílias.

“O Escola da Família fortalece o vínculo da comunidade com a escola e transforma esses espaços em locais de convivência, participação e desenvolvimento. É uma iniciativa que vai além da educação tradicional e aproxima ainda mais as famílias da rotina escolar”, afirmou.

Além dos estudantes, moradores das regiões atendidas também participam das ações, principalmente em bairros com poucas opções de lazer e atividades comunitárias.

O projeto começou como piloto em 10 escolas e hoje já alcança 34 unidades em diferentes municípios do Estado, com previsão de expansão em 2026.

Confira em anexo a relação das escolas que tem o projeto.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora