Connect with us

POLÍTICA

Wilson Santos diz que mais de 50 mil alunos precisam de atendimento especializado na educação de MT

Publicado

em

Com atuação na área de inclusão social, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) esteve presente em audiência pública da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta segunda-feira (23), que debateu sobre a contratação de Professores de Apoio Pedagógico Especializado (Pape) para atender estudantes da rede estadual de ensino. O encontro foi requerido pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT) com a presença do secretário de Estado de Educação (Seduc), Alan Porto, que prestou os devidos esclarecimentos sobre o tema.

“Nestes últimos 10 anos, estabeleci que uma das minhas prioridades seria trabalhar a educação inclusiva. Um de nossos resultados, é que garantimos mais de 14 leis de minha autoria, em favor do público autistas e seus familiares – e outras oito leis para pessoas com dislexia. Se somarmos o número de alunos com autismo, dislexia, discalculia, síndrome de down, entre outros transtornos de neurodesenvolvimento, temos mais de 15% dos alunos. São mais de 300 mil alunos na rede pública estadual de ensino, o que equivale a mais de 50 mil alunos que precisam de uma educação e olhar diferenciado”, posicionou o parlamentar.

Durante a audiência, Alan Porto reafirmou o compromisso em atender todos os alunos que necessitam de um atendimento especial nas 628 escolas estaduais, sendo que em 2025 tinham 2.231 profissionais de apoio atribuídos na educação para 2.900 estudantes e, no início deste ano – o número aumentou para 2.385 para atender um total de 3.665. Também, adiantou que espera ainda essa semana, fechar as 650 vagas abertas no sistema para manter todos os estudantes assistidos. “Dependendo do suporte, um profissional consegue atender até dois alunos – conforme o laudo”, esclareceu o secretário.

Na oportunidade, Wilson Santos reconheceu o trabalho realizado pela Seduc que apresenta bons avanços no atendimento às famílias atípicas. “A Seduc tem avançado e feito, mas não na velocidade necessária. O estado este ano, vai arrecadar mais de R$ 50 bilhões e tem direito de remanejar 20% para a educação. O tema de inclusão social é de interesse da sociedade e parabenizo o colega parlamentar Lúdio Cabral pela iniciativa em atualizar o cenário da contratação de Papes”, finalizou.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo

POLÍTICA

ALMT lança livro com indicadores climáticos e propostas para o futuro de Mato Grosso

Publicado

em

Por

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) lançou o livro Indicadores do Clima em Mato Grosso – Cenários da Crise Climática e a Formulação de Políticas Públicas na tarde desta segunda-feira (1º) A publicação é resultado dos trabalhos da Câmara Setorial Temática (CST) de Mudanças Climáticas, encerrada em 2025. A obra reúne estudos, diagnósticos e projeções sobre os impactos das mudanças climáticas no estado, além de apontar caminhos para a formulação de políticas públicas de mitigação e adaptação.

O deputado estadual Júlio Campos (União), que presidiu os trabalhos da câmara, destacou o caráter preventivo do documento. Segundo ele, o material foi construído com a participação de universidades, cientistas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

“Estamos hoje publicando esse livro que mostra o cenário da situação que vai ocorrer a partir de agora, em especial a partir de 2030, quando haverá uma grande virada, com impacto no clima em todo o mundo e também em Mato Grosso”, afirmou o parlamentar. Campos também adiantou que pretende apresentar um projeto de lei para a implantação de um Plano Estadual de Mudanças Climáticas, como forma de iniciar um diálogo junto ao governo buscando a tomada de ações.

A secretária da CST e editora da obra, Juliana Arini, explicou que o objetivo é levar o debate para além dos espaços técnicos e aproximá-lo dos gestores municipais. “A proposta é tirar essa discussão da Assembleia e trazer para o gestor público, principalmente para prefeitos e vereadores, porque são eles que lidam diretamente com as consequências da crise climática”, destacou.

De acordo com Juliana Arini, o livro será distribuído aos 142 municípios mato-grossenses e às respectivas câmaras municipais. A publicação reúne, de forma acessível, o conteúdo debatido ao longo do funcionamento da Câmara Setorial. “Fizemos uma síntese das discussões para que o gestor público tenha acesso a esse conhecimento de forma facilitada, com uma linguagem menos técnica e mais compreensível”, explicou.

Entre os alertas apresentados na obra estão projeções de aumento das ondas de calor em todos os municípios do estado até 2030. “O calor a gente não tem como evitar, mas tem como mitigar. Precisamos discutir arborização urbana, transporte público climatizado e alternativas para proteger a população mais vulnerável”, observou Juliana.

A professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Carolina Joana da Silva, que participou da elaboração do material, ressaltou que a publicação reúne diferentes perspectivas sobre os impactos das mudanças climáticas nos biomas mato-grossenses. “É um documento que facilita a compreensão da população sobre um fenômeno global e mostra a necessidade de estarmos preparados para enfrentar essas mudanças. Isso demonstra o interesse da Assembleia Legislativa em discutir um tema importante para Mato Grosso e para o Brasil. É um material que reúne informações e alertas que precisam chegar à sociedade”, afirmou.

Já a suplente de deputada, Sheila Klener (PSDB), destacou que o estudo servirá como instrumento de apoio à tomada de decisões governamentais. “Essa publicação vai ajudar a preparar e desenvolver políticas públicas para enfrentar as mudanças climáticas, que estão cada vez mais perceptíveis no nosso dia a dia”, avaliou a geóloga, servidora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). “Mato Grosso não tem o mesmo nível de emissão de CO₂ de estados mais industrializados, mas nós temos o desmatamento e a pecuária como fatores que precisam ser observados. As pessoas precisam entender que sem floresta e sem água não haverá produção”, alertou.

Durante o lançamento, os participantes reforçaram a importância da preservação ambiental, da proteção das nascentes e da adoção de estratégias de adaptação para enfrentar desafios como o aumento das temperaturas, períodos prolongados de seca e a pressão sobre os recursos hídricos. O livro apresenta indicadores climáticos, mapas e diagnósticos que poderão subsidiar ações de planejamento em diferentes áreas.

Fonte: ALMT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora