Connect with us

Sinop

Sinop recebe nova etapa do programa Cidade Limpa e fios são retirados na Avenida das Figueiras

Publicado

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a concessionária de energia Energisa e empresas do ramo de telecomunicação (internet e telefonia), realizou na manhã desta quarta-feira (25) mais uma etapa do programa Cidade Limpa. O programa foi iniciado em 2025 pelo município com a retirada de publicidades e propagandas instaladas em canteiros centrais e espaços públicos.

Nesta nova fase, as equipes estiveram na Avenida das Figueiras, com foco na retirada de cabos inutilizados e na organização da rede aérea de telecomunicações. A iniciativa busca melhorar o aspecto urbano, fortalecer a fiscalização e reduzir riscos relacionados à presença de fios soltos ou fora dos padrões técnicos exigidos.

Antes do início das atividades, as equipes realizaram um Diálogo Diário de Segurança (DDS), com orientações sobre os procedimentos e os cuidados necessários durante a operação. O serviço inclui a identificação de cabos sem uso, a remoção de estruturas irregulares e a reorganização da fiação existente, com adequação às normas vigentes.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, acompanhou as equipes e destacou que a ação atende a uma demanda antiga e tem como prioridade a segurança da população. “A Operação Cidade Limpa começou com a retirada de outdoors e faixas em áreas públicas do nosso município. Devido a uma cobrança antiga do nosso prefeito Roberto Dorner e do vice-prefeito Paulinho, convidamos a Energisa para que fizesse essa organização e ordenação de cabeamentos, tanto de internet quanto de telefonia. Esses cabos têm gerado vários danos, dentre eles acidentes de trânsito, colocando em risco a vida de várias pessoas”, afirmou.

O secretário também explicou que o trabalho segue um cronograma e que a meta é ampliar a ação para outras regiões da cidade. “Hoje iniciamos esse trabalho na Avenida das Figueiras, com o objetivo de sair da Praça das Bandeiras e ir até a Câmara Municipal. Todo munícipe que acompanha sabe que este é um trabalho necessário e a Prefeitura cobrará a Energisa para que seja feito em toda a cidade, não apenas no perímetro central. Trata-se de uma atividade que oferece risco e envolve diferentes cenários, inclusive a convivência da arborização urbana com os fios. O mais importante é que a Energisa respondeu positivamente, convidou todas as companhias de internet e colocou equipes nesta operação conjunta. Com isso, teremos uma cidade mais limpa, mais organizada e, principalmente, com menos risco de acidentes e mais proteção à vida das pessoas”, disse o secretário municipal.

O coordenador de Equipes de Campo da Energisa, Robson Kleber, ressaltou que a operação busca reduzir riscos e garantir mais segurança para a população. “A Energisa Mato Grosso, junto com o município de Sinop e as operadoras de internet, que são responsáveis pelos fios que temos na cidade, uniu esforços com foco principal na segurança da população e na organização desses cabos. Essa ação tem como objetivo trazer mais segurança para os moradores e contribuir para uma cidade mais limpa. Esses fios acarretam diversos problemas para a sociedade, entre eles a poluição visual e também acidentes que acontecem devido à fiação baixa e fora dos padrões exigidos pela Anatel”, explicou.

Representando as empresas de telecomunicações, o gerente operacional da GB Informática, Jhonatan Rodrigues, explicou que as operadoras participam diretamente do processo de organização da rede. “Estamos mais uma vez participando dessa limpeza de cabos. Essa é a quarta ação da qual participamos. Como operadora de telecomunicação, entendemos a responsabilidade e a importância de atuar nesse processo, especialmente na organização dos cabos. Temos ferramentas que facilitam a reorganização. Primeiro realizamos a limpeza, com a remoção dos cabos que não estão em uso, e depois utilizamos um sistema de amarração que reúne os fios em uma única estrutura, o que melhora a organização e contribui diretamente para a segurança e para o bem-estar da população”, disse.

De acordo com o cronograma estabelecido, os trabalhos na Avenida das Figueiras seguem nesta quarta (25) e quinta-feira (26). A operação avançará para outras vias importantes do município, como a Avenida Júlio Campos, nos dias 4 e 5 de março; a Avenida Bruno Martini, nos dias 11 e 12 de março; a Avenida dos Tarumãs, nos dias 18 e 19 de março; e a Avenida dos Jacarandás, nos dias 25 e 26 de março.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo

Sinop

Prefeitura de Sinop divulga serviços que funcionarão no feriado prolongado de Tiradentes

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sinop divulga os serviços essenciais que serão mantidos durante o ponto facultativo de segunda-feira (20) e o feriado nacional de Tiradentes, na terça-feira (21). Em decorrência disso, os serviços administrativos e atendimentos ao público no Paço Municipal Prefeito Geraldino Dal’Maso e nas secretarias municipais estarão suspensos. Esses serviços retornarão normalmente na quarta-feira (22). Entretanto, os serviços considerados essenciais serão mantidos integralmente.

Conforme os Decretos nº 002/2026 e nº 101/2026, publicados pelo Executivo Municipal no Diário Oficial do Estado, a manutenção dos serviços públicos municipais imprescindíveis visa garantir a atenção do poder público à população e os direitos à saúde e ao saneamento básico.

Segunda-feira (20) – Ponto Facultativo | O que funciona?

Saúde

Urgência e Emergência:

  • UPA 24 Horas – Avenida André Maggi, nº 7077, Jardim das Acácias
  • Policlínica Menino Jesus – Rua Colonizador Ênio Pipino, bairro Menino Jesus

Atenção Primária:

  • UBS Manoel Loretino dos Santos
  • UBS Família Menino Jesus
  • UBS Família Sabrina
  • UBS Sebastião de Matos
  • UBS São Cristóvão
  • UBS São Francisco
  • UBS Jardim América
  • UBS Gleba Mercedes
  • UBS Camping Club

Demais serviços essenciais: os trabalhos desenvolvidos pela Guarda Civil Municipal (GCM), o Cemitério Municipal Santo Antônio e os serviços de saneamento básico (água potável e esgoto), além da coleta de resíduos domésticos, serão mantidos regularmente.

Terça-feira (21) – Feriado | O que funciona?

Saúde

Urgência e Emergência:

  • UPA 24 Horas – Avenida André Maggi, nº 7077, Jardim das Acácias
  • Policlínica Menino Jesus – Rua Colonizador Ênio Pipino, bairro Menino Jesus

Demais serviços essenciais: os trabalhos desenvolvidos pela Guarda Civil Municipal (GCM), o Cemitério Municipal Santo Antônio e os serviços de urgência e emergência de saneamento básico (água potável e esgoto), além da coleta de resíduos domésticos, serão mantidos regularmente.

Em relação aos atendimentos de água potável e esgoto, estes serão realizados mediante acionamento pelo telefone 0800 647 6060.

Final de semana

Neste sábado (18) e domingo (19), a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Imunização, segue com ação itinerante de vacinação. Das 14h às 20h, os atendimentos estarão concentrados no Shopping Center Sinop, próximo à loja C&A. Estarão disponíveis todas as vacinas inclusas no Plano Nacional de Imunização (PNI), inclusive a vacina contra a influenza.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora