Connect with us

MATO GROSSO

Sedec recebe embaixador da China e discute ampliação da cooperação econômica com Mato Grosso

Publicado

em

O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, esteve nesta quarta-feira (11.3) na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) para discutir novas oportunidades de cooperação e ampliar parcerias econômicas com Mato Grosso. Durante o encontro, o secretário César Miranda apresentou ao representante da embaixada e sua comitiva as potencialidades do estado em setores produtivos estratégicos.

A visita reforça uma relação comercial já consolidada entre Mato Grosso e a China. O país asiático é o principal destino das exportações mato-grossenses e também o maior fornecedor de insumos para a produção do estado.

Durante o encontro, o embaixador também ressaltou a solidez das relações diplomáticas entre Brasil e China, que completam cinco décadas.“ É uma relação diplomática sólida de 50 anos, sempre marcada por muito respeito, igualdade e diálogo. É um modelo de relações entre países para o mundo, que nós queremos continuar e ampliar ainda mais”, disse Zhu Qingqiao.

Um dos temas discutidos durante o encontro foi a ampliação das rotas logísticas para escoamento da produção mato-grossense, com destaque para o Porto de Chancay, no Peru, inaugurado em novembro de 2024 com investimento chinês. O terminal é considerado um futuro hub logístico para o comércio da América do Sul com a Ásia.

Miranda destacou o potencial da nova estrutura para reduzir custos no transporte de mercadorias. “Eu estou extremamente otimista com a inauguração do Porto de Chancay, no Peru, e com a possibilidade de fazermos essa ligação de Mato Grosso até Chancay, para exportar nossos produtos por um porto altamente moderno. Nós estivemos lá visitando no ano passado e sabemos que essa estrutura vai permitir uma economia muito grande no frete marítimo”, afirmou.

O embaixador chinês explicou que estudos estão em andamento para avaliar as melhores alternativas logísticas de integração entre os países envolvidos. “Estamos trabalhando com o lado do Brasil para fazer uma pesquisa, uma avaliação do sistema de transporte, para definir o canal que vai ligar os países envolvidos. No ano passado, nós, na China, trabalhamos com o país. É o melhor projeto do nosso ponto de vista. É uma escolha muito importante”, disse.

Outro tema abordado foi a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Mato Grosso. A proposta é atrair empresas estrangeiras interessadas em instalar unidades industriais no estado para processamento de produtos destinados ao mercado externo.

A iniciativa busca incentivar que empresas chinesas que já compram commodities mato-grossenses, como soja, milho, gergelim e carne bovina, possam realizar parte do processamento industrial no próprio estado, agregando valor antes da exportação.

César Miranda também destacou o potencial mineral de Mato Grosso como outra área de interesse para cooperação e investimentos. “Mato Grosso tem um grande potencial na área mineral. Podemos trabalhar muito fortemente nisso, atraindo também investidores chineses para explorar os minérios. É um potencial gigantesco. O lugar onde as coisas acontecem, no Brasil e no planeta, é Mato Grosso”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil deflagrou operação contra investigados por homicídio ligado a facção em Tabaporã

Publicado

em

Por

A Polícia Civil deflagrou, nessa sexta-feira (29.5), a Operação Imperium Remotum, com o objetivo de cumprir ordens judiciais relacionadas à investigação de um homicídio ocorrido em Americana do Norte, distrito de Tabaporã.

A ação resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão domiciliar, além da prisão em flagrante de três pessoas pelos crimes de tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores.

A operação decorreu de investigação conduzida pela Delegacia de Tabaporã para apurar o homicídio de um homem, de, 19 anos, ocorrido no dia 10 de maio de 2026, no distrito de Americana do Norte. Durante a ação criminosa, a vítima morreu e outras quatro pessoas ficaram sob restrição de liberdade dentro da residência.

As investigações apontaram que o crime apresentou características dos chamados “tribunais do crime”, prática utilizada por facções criminosas para impor punições ilegais. Segundo a apuração, a execução, por meio de facadas e de um tiro, ocorreu por determinação de integrantes de uma facção criminosa.

Durante a operação, os policiais civis cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 21 anos, investigado por participação nos crimes de homicídio qualificado, cárcere privado e favorecimento ao domínio social estruturado.

No distrito de Nova Fronteira, durante o cumprimento da prisão preventiva, os policiais localizaram drogas prontas para comercialização, dinheiro, anotações relacionadas ao tráfico e aparelhos celulares. Diante do material apreendido, uma mulher, de 30 anos, foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico ilícito de drogas.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão em uma residência em Tabaporã, os policiais apreenderam porções de pasta base de cocaína, cocaína, maconha, balanças de precisão e aparelhos celulares. No local, uma mulher, de 24 anos, e um homem, de 21 anos, receberam voz de prisão em flagrante pelos crimes de tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores.

Na mesma residência, os policiais conduziram quatro adolescentes, de 15, 17, 16 e 15 anos para a delegacia. Eles responderão por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico ilícito de drogas e associação para o tráfico.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Tabaporã após representação da Polícia Civil e manifestação favorável do Ministério Público.

O nome da operação, Imperium Remotum, faz referência ao exercício de poder à distância, em alusão à dinâmica investigada, na qual integrantes da organização criminosa coordenavam decisões e determinações por meio de chamadas de vídeo e aplicativos de comunicação.

As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e concluir a apuração dos fatos.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora