Equipes do 7º Comando Regional frustraram um evento de Páscoa promovido por uma facção criminosa na cidade de Campo Novo do Parecis, na tarde deste domingo (5.4). Na ação, os policiais prenderam um homem, de 47 anos, e apreenderam dois adolescentes, de 13 e 17 anos. Com os suspeitos, foram apreendidos 195 ovos de Páscoa clandestinos e 142 kits contendo doces que seriam distribuídos para crianças pela facção.
A equipe policial da 16ª Companhia Independente, com apoio do setor de inteligência, foi acionada após denúncia de que integrantes de uma facção criminosa estavam distribuindo ovos de Páscoa e outros doces em bairros da cidade, para promover a organização criminosa e atrair crianças e adolescentes.
Os policiais iniciaram as buscas e localizaram os suspeitos em uma praça, no bairro Boa Esperança. Durante a abordagem, um homem e dois adolescentes foram identificados. Em relato à PM, o suspeito confirmou que a distribuição dos doces e que a ação ocorria em outros bairros da cidade.
Em buscas em um veículo S10, foram encontrados 142 kits contendo diversos tipos de doces e 195 ovos de Páscoa. Após checagem, os policiais identificaram que os ovos de chocolate eram de fabricação artesanal sem rótulo de procedência e sem prazo de validade.
Diante dos fatos, todos os envolvidos foram encaminhados para a delegacia, juntamente com o material, para as providências que o caso requer.
Outras prisões
Na última semana, a Polícia Militar desarticulou ações de facções criminosas que pretendiam realizar eventos para cooptar jovens ao mundo do crime. Em Barra do Garças, na quinta-feira (2), dois homens foram detidos com drogas e ovos de chocolate, em uma residência. Os suspeitos ainda estavam ordenando que moradores do bairro enviassem quantia em dinheiro para a realização do evento criminoso.
Já em Primavera do Leste, na terça-feira (31.3), cinco pessoas foram detidas em uma residência onde estavam sendo fabricados os doces para distribuição em uma região da cidade. Com o grupo, também foram apreendidas porções de entorpecentes.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na noite desta quinta-feira (16 de abril), para atender a uma ocorrência de princípio de incêndio em uma instalação industrial de produção de algodão no Distrito Industrial de Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).
O 3º Núcleo Bombeiro Militar (3º NBM) recebeu o chamado por volta das 22h30. Ao chegar, os bombeiros constataram que a brigada de incêndio da própria empresa já realizava o combate inicial e que a situação estava controlada, com ações de resfriamento em fardos de caroço de algodão e em um galpão adjacente, evitando a propagação das chamas.
Os militares reforçaram o combate com o estabelecimento de uma linha pelo lado oposto do barracão, intensificando o resfriamento da área atingida. Também foi orientado ao responsável pela empresa que providenciasse maquinário para a remoção do material combustível.
Com o apoio de um trator, entre 35 e 40 fardos de caroço de algodão em combustão foram retirados e levados para uma área externa, onde foi realizado o rescaldo, eliminando focos remanescentes. As chamas foram completamente extintas por volta da 1h. Não houve registro de vítimas.