Connect with us

MATO GROSSO

Programa Nacional de Olimpíadas de Química abre oportunidades para estudantes da educação básica

Publicado

em

O Programa Nacional de Olimpíadas de Química (OBQ) está com inscrições abertas para diferentes competições voltadas a estudantes da educação básica. A iniciativa, coordenada pela Associação Brasileira de Química, reúne olimpíadas que estimulam o interesse pela ciência, o raciocínio lógico e a formação de novos talentos na área.

O programa é composto por três principais frentes: as Olimpíadas Seletivas Estaduais, a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) e a Olimpíada Meninas na Química (Quimeninas). As competições são organizadas em rede, com participação de escolas, universidades e coordenações estaduais.

As Seletivas Estaduais funcionam como porta de entrada para o programa e são voltadas a estudantes do 9º ano do ensino fundamental até o ensino médio e técnico. O objetivo é identificar os melhores alunos em cada estado, que poderão avançar para etapas regionais, nacionais e até internacionais.

Já a OBQ Júnior é direcionada a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e busca despertar o interesse pela Química desde as séries iniciais, incentivando o pensamento científico e a resolução de problemas.

A olimpíada Quimeninas, por sua vez, é voltada exclusivamente para alunas do 9º ano do ensino fundamental e das 1ª e 2ª séries do ensino médio. A proposta é ampliar a participação feminina nas áreas científicas, promovendo inclusão e equidade de gênero.

As inscrições são realizadas de forma on-line, por meio das escolas, professores ou pelos próprios estudantes, conforme as regras de cada modalidade. As competições contam com diferentes formatos de aplicação, incluindo provas presenciais e digitais.

Além da avaliação do desempenho, as olimpíadas oferecem premiações como medalhas, certificados e reconhecimento institucional, além da possibilidade de progressão para etapas mais avançadas do programa.

A iniciativa também contribui para o fortalecimento do ensino de Química, incentivando práticas pedagógicas inovadoras e aproximando os estudantes do universo científico.

Cronograma Olimpíadas de Química

Olimpíadas Seletivas Estaduais
* Inscrições: 06/04 a 29/05/2026
* Prova on-line: 12/06/2026 (das 08h às 20h, com até 2h de duração)

Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr)
* Inscrições: 16/03 a 20/05/2026
* 1ª fase (presencial): 03/06/2026
* 2ª fase (on-line): 21/08/2026

Olimpíada Meninas na Química (Quimeninas)
* Inscrições: 01/07 a 04/09/2026
* Prova on-line (etapa única): 18/09/2026

Mais informações e regulamentos podem ser acessados no site oficial do programa.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

MPMT realiza visita técnica à Patrulha Maria da Penha

Publicado

em

Por

O Núcleo das Promotorias de Violência Doméstica e Familiar- Espaço Caliandra, do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), realizou visita técnica à Patrulha Maria da Penha na tarde da última sexta-feira (24.04), em Cuiabá. A unidade é vinculada ao 1º Comando Regional da Polícia Militar.A promotora de Justiça Claire Vogel Dutra, acompanhada de equipe técnica, foi recebida pelo tenente-coronel Douglas Catanante, comandante-adjunto do 1º Batalhão da Polícia Militar, além de policiais que atuam diretamente nas ações preventivas e repressivas. O trabalho da Patrulha inclui visitas periódicas a mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas concedidas pela Justiça.Durante a reunião, a sargento Márcia Gonçalina de Morais Almeida apresentou dados de produtividade e destacou que a Patrulha conta atualmente com 14 policiais militares, responsáveis pelo atendimento nos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço.Segundo a sargento, atualmente são acompanhadas 1.282 mulheres. “Temos recebido um volume crescente de processos. Há uma demanda elevada, possivelmente em razão do aumento das denúncias e da maior disseminação de informações sobre a violência doméstica. As regiões com maior incidência incluem os bairros Osmar Cabral, Pedra 90, Dom Aquino e a Baixada Cuiabana”, afirmou.Ela explicou que o acompanhamento é realizado com base em classificação individual de risco: leve, moderado ou elevado. “Nos casos de maior risco, as visitas são mais frequentes. Essa avaliação é feita na primeira visita, quando o policial acolhe o relato da vítima e verifica, in loco, a situação”, detalhou.A promotora Claire Vogel Dutra manifestou preocupação com o aumento do descumprimento de medidas protetivas. “O descumprimento tem sido expressivo e tem levado à adoção de medidas mais rigorosas. O monitoramento eletrônico passou a ser aplicado com mais frequência como forma de impedir a aproximação do agressor, assim como houve aumento nas prisões”, pontuou.Claire também ressaltou a dificuldade na definição de competência para atendimento quando há notícia de descumprimento de medidas protetivas. “Ainda há dúvidas operacionais: a quem acionar nessas situações? Nem sempre se trata de flagrante para o 190, e há casos em que não se enquadra diretamente na atuação da Patrulha. Nesses casos, temos orientado o encaminhamento à Delegacia Especializada de Defesa da Mulher”, explicou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora