Connect with us

MATO GROSSO

Seduc divulga resultado final da pós-graduação em TEA e inicia convocações nesta quarta-feira (29)

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou, nesta terça-feira (28.4), o resultado final do processo seletivo simplificado para cursos de pós-graduação e de formação continuada em Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao todo, foram ofertadas 3 mil vagas por meio do programa EducAutismo, voltado a profissionais da Rede Estadual de Ensino. A convocação dos selecionados começa nesta quarta-feira (29.4) e segue até o dia 4 de maio.

A iniciativa contempla professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, profissionais de apoio especializado, bem como psicólogos e assistentes sociais que atuam nas unidades escolares e nas Diretorias Regionais de Educação. O objetivo é fortalecer a qualificação dos profissionais que atuam diretamente com estudantes da educação básica, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O processo seletivo ocorreu em etapa única, com análise das inscrições realizadas entre os dias 6 e 15 de abril, exclusivamente pelo Portal PAS. Além das vagas imediatas, foi criado um cadastro de reserva. A organização da classificação ficou sob responsabilidade das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e da Diretoria Metropolitana de Educação (DME).

O edital garantiu ainda a reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência, assegurando condições de igualdade no acesso à formação. Os cursos serão ofertados na modalidade híbrida, com atividades on-line e encontros presenciais opcionais, e terão duração mínima de 12 meses.

Confira AQUI o resultado

Cronograma

  • Inscrições: 06 a 15 de abril de 2026
  • Análise das inscrições: 16 a 22 de abril
  • Resultado preliminar: 22 de abril (a partir das 18h)
  • Período de recursos: 22 e 23 de abril
  • Resultado final: 28 de abril
  • Convocação: 29 de abril a 4 de maio
  • Início das aulas: 15 de maio de 2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Desembargador recebe alunos de Cáceres e inspira futuros profissionais do Direito

Publicado

em

Por

Um encontro marcado por identificação e incentivo à carreira jurídica. Assim foi a visita dos 47 acadêmicos de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Cáceres, ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), nesta quarta-feira (29). O grupo foi recebido pelo desembargador Jones Gattass Dias, também natural de Cáceres, que compartilhou sua trajetória e experiências na magistratura.

“Somos conterrâneos. Sinto-me muito em casa e espero que vocês também sejam muito bem recebidos aqui”, afirmou o magistrado ao dar as boas-vindas. Durante a conversa no Espaço Memória, ele relembrou o início da sua formação e destacou os desafios da carreira. “Eu não sabia o que queria, mas sabia o que não queria. Fui eliminando as áreas até me identificar com o Direito”, contou. Ao final, deixou uma mensagem direta aos estudantes: “Não desistam dos seus sonhos. A magistratura precisa de bons nomes”.

Prática aproxima estudantes do Judiciário

A visita integrou o projeto Nosso Judiciário, que proporciona aos acadêmicos a oportunidade de acompanhar sessões de julgamento, conhecer a estrutura do Tribunal e dialogar com magistrados. Para o desembargador, esse contato direto com a prática é essencial na formação. “O julgamento, o voto do relator, o magistrado que acompanha ou diverge, isso é uma riqueza para quem está estudando. A pessoa sai daqui sabendo se vai gostar ou não de fazer isso”, destacou.

Um dos responsáveis por trazer os alunos ao Tribunal, o professor e advogado Hamilton Lobo Mendes Filho ressaltou a importância da experiência. “Aqui, conseguimos dar esse choque de realidade. Como somos do interior, muitos alunos não conseguem visualizar essa estrutura. A visita amplia horizontes e mostra que este pode ser um caminho profissional possível”, afirmou. Ele também agradeceu a parceria com o Judiciário. “Assistir à dinâmica de um julgamento não é simples, nem acessível a todos. Essa parceria vai continuar, todo semestre estaremos aqui”.

Experiência reforça escolhas

Entre os acadêmicos, a vivência no TJMT foi apontada como decisiva para a construção da carreira. A estudante do 9º semestre Larissa Yung destacou o impacto do contato com a prática jurídica. “Durante o curso, ficamos muito na teoria. Aqui, conseguimos ver o Direito acontecendo de verdade. Estar no plenário foi uma experiência muito significativa e despertou ainda mais o meu interesse”, relatou.

O estudante Kauan Fares Garcia também avaliou a visita como fundamental. “Pudemos observar como funciona o Poder Judiciário e presenciar o que provavelmente será nossa vida futura. A sustentação oral dos advogados foi o que mais me chamou atenção”, disse. Para ele, a experiência ajudou a concretizar o interesse tanto pela advocacia, quanto pela carreira pública.

O projeto Nosso Judiciário segue aberto a instituições de ensino interessadas em conhecer o funcionamento do Tribunal. Durante as visitas, os participantes também recebem o Glossário Jurídico, produzido pelo TJMT, como forma de apoio ao aprendizado.

Para agendar uma visita ao Palácio da Justiça de Mato Grosso ou a instituições de ensino, basta telefonar para (65) 3617-3032/3516.

Autor: Roberta Penha

Fotografo: Alair Ribeiro

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora