Connect with us

Lucas do Rio Verde

Campanha Fita Azul orienta consumidores sobre débitos e evita corte no abastecimento de água

Publicado

em

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) está realizando a campanha “Fita Azul”, iniciativa que busca conscientizar os consumidores sobre débitos em aberto e incentivar a regularização das contas de água em atraso no município.

A ação já está em vigor em toda a cidade e tem como foco principal os débitos antigos. Conforme o coordenador de divisão arrecadação do Saae, Valdiano Sousa, as equipes da autarquia estão entregando comunicados e notificações diretamente nas residências com pendências financeiras.

“Essa é uma campanha que estamos fazendo em toda a cidade, principalmente para recuperar os débitos antigos. O Saae entrega o comunicado, faz a notificação de débitos e também coloca a fita azul no cavalete, informando que a pessoa precisa procurar a autarquia para regularizar a situação”, explicou.

Segundo o coordenador, após a colocação da fita azul no cavalete, o consumidor passa a ter o prazo de 30 dias para quitar ou negociar a dívida junto ao Saae. A fita possui caráter informativo e pode ser retirada pelo morador, porém a regularização da pendência deve ocorrer dentro do período estabelecido.

Caso o débito não seja regularizado dentro do prazo, poderão ser adotadas medidas administrativas, como o corte definitivo da ligação de água, negativação do nome junto aos órgãos de proteção ao crédito e protesto da dívida.

Além da orientação aos consumidores, a campanha também oferece alternativas para negociação dos débitos. Atualmente, segue em vigor o Refis, Programa de Recuperação Fiscal, que possibilita descontos de até 100% sobre juros e multas para contas vencidas até dezembro de 2025, além de opções de parcelamento.

De acordo com o Saae, a recuperação desses valores é importante para garantir investimentos na melhoria do abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e serviços relacionados aos resíduos no município.

“Precisamos recuperar esse crédito para investir na própria comunidade e melhorar os serviços prestados à população”, destacou o coordenador.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Agricultores familiares de Lucas do Rio Verde iniciam consultoria focada em agroindustrialização

Publicado

em

Por

Agricultores familiares de Lucas do Rio Verde participaram, nesta semana, do lançamento de uma consultoria voltada à agroindustrialização no município. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Sebrae e a Cooperativa Luverdense de Agricultores Familiares.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, a ação busca incentivar a verticalização da produção da agricultura familiar, agregando valor aos alimentos produzidos no município.

“Firmamos essa parceria com o Sebrae e com a cooperativa de agricultores familiares para oferecer uma consultoria especializada em agroindustrialização. Trouxemos um profissional com ampla experiência na área para estimular esse processo de verticalização da agricultura familiar em Lucas do Rio Verde”, destacou o secretário.

Felipe Palis explicou ainda que a proposta é auxiliar os produtores a avançarem além da produção primária, aproveitando o excedente dos alimentos para a produção de itens agroindustrializados.

“Entendemos que os produtores vêm evoluindo cada vez mais, oferecendo produtos de qualidade e conquistando novos mercados. Porém, o próximo passo é justamente a agroindustrialização. Muitas vezes, parte da produção acaba não sendo comercializada adequadamente por questões de padrão ou acaba se perdendo. Com a agroindustrialização, conseguimos transformar esses produtos em alimentos com valor agregado, ampliando as possibilidades de comercialização e consumo”, ressaltou.

A consultoria terá duração aproximada de um ano e atenderá 25 agricultores familiares, além de duas associações do município. O objetivo é orientar desde produtores que estão iniciando o processo até aqueles que já possuem agroindústrias em estágio mais avançado.

“O trabalho envolve todas as etapas do processo, desde custos de implantação, estruturação e legalização, até o desenvolvimento da cadeia produtiva. A ideia é fortalecer cada vez mais a agricultura familiar e incentivar os produtores a ampliarem sua atuação no mercado”, finalizou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora