A Polícia Civil de Mato Grosso, em fiscalização conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá, interditou, na manhã desta segunda-feira (18.5), um açougue localizado no bairro Quilombo, na Capital.
Durante a ação, policiais da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e fiscais sanitários constataram diversas irregularidades sanitárias graves no estabelecimento, incluindo produtos cárneos manipulados de forma irregular, como espetinhos e outros alimentos acondicionados sem qualquer observância às normas sanitárias.
A equipe também encontrou o local em condições completamente insalubres, com piso sujo, freezers e equipamentos enferrujados, além de carnes armazenadas em contato direto com o chão, expondo consumidores a sério risco de contaminação.
Entre as condições encontradas estão baratas no balcão expositor; venda de produtos sem registro no órgão competente (espetinho, hambúrguer e frango temperado); oxidação dos ganchos da câmara fria; presença de isca para ratos (veneno) abaixo do balcão expositor; e presença de um fragmento de inseto no peito de frango exposto. Ao todo, foram enumerados 25 itens no termo de notificação.
Diante das irregularidades verificadas, a Vigilância Sanitária Municipal determinou a interdição total do açougue, em razão do risco iminente à saúde pública, bem como o descarte de aproximadamente 192 quilos de produtos cárneos considerados impróprios para o consumo e em desacordo com as normas sanitárias vigentes.
Denúncias
Denúncias sobre comércios com condições sanitárias irregulares podem ser feitas pela população por meio do telefone 197, pela Delegacia Digital ou pessoalmente em qualquer delegacia de polícia.
Também é possível procurar diretamente a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), localizada na Rua General Otávio Neves, nº 69, bairro Duque de Caxias I, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou pelo e-mail decon@pjc.mt.gov.br.
Equipes militares do 3º Comando Regional prenderam, na manhã desta segunda-feira (18.5), um homem de 44 anos, suspeito de tentativa de homicídio contra a esposa, de 33 anos, no bairro São Mateus, em Sorriso (a 396 km de Cuiabá). A vítima sofreu um corte na mão após ser esfaqueada pelo denunciado, na tentativa de se defender.
A equipe policial foi acionada para atender a uma ocorrência de violência doméstica em uma quitinete. A vítima relatou aos policiais que, desde a noite anterior, o suspeito fazia uso de bebida alcoólica e entorpecentes. Com medo, a mulher deixou a casa e passou a noite na residência de uma vizinha.
Ao retornar para casa, ela encontrou suas roupas jogadas na área externa do imóvel. Segundo a vítima, ao entrar na residência, foi atacada pelo suspeito, que a puxou pelos cabelos, desferiu um soco em seu rosto e a jogou sobre a cama.
Ainda conforme o relato, o homem pegou uma faca e tentou golpeá-la. A vítima conseguiu se defender utilizando a mão esquerda, sofrendo um corte. Em seguida, ela fugiu do imóvel e buscou ajuda na casa da vizinha, de onde acionou a Polícia Militar.
Os policiais identificaram e localizaram o suspeito com sinais de embriaguez e possível uso de entorpecentes, como: olhos avermelhados, odor etílico, desequilíbrio, agitação excessiva e fala incessante.
A vítima entregou à equipe a faca utilizada na tentativa de homicídio. A porta da residência também estava arrombada. O suspeito foi encaminhado à delegacia.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.