Connect with us

Sorriso

Competências socioemocionais é tema de formação para professores

Publicado

em

O Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor) recebeu, na última sexta-feira (22), uma formação voltada aos professores da rede municipal com foco no desenvolvimento das competências socioemocionais no ambiente escolar. A atividade reuniu educadores em momentos de diálogo e reflexão sobre a importância de trabalhar as emoções e as relações humanas dentro da sala de aula.

A formação foi conduzida pela professora formadora Alexandra Baatech e abordou práticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o desenvolvimento das habilidades socioemocionais como parte fundamental da aprendizagem dos estudantes.

Durante o encontro, os professores participaram de dinâmicas, atividades em grupo e discussões sobre temas como consciência social, autogestão, relacionamento interpessoal, tomada de decisão responsável, entre outros. Recursos lúdicos e interativos também fizeram parte da formação, incentivando os educadores a refletirem sobre como essas competências podem ser trabalhadas de maneira prática e acolhedora no cotidiano escolar.

Segundo Alexsandra, desenvolver essas habilidades vai muito além do conteúdo pedagógico. “Quando a escola trabalha as competências socioemocionais, ela ajuda a criança a compreender melhor suas emoções, aprender a conviver, respeitar o outro e lidar com os desafios do dia a dia. São habilidades que impactam diretamente na aprendizagem e também na formação humana dos estudantes”, destacou a formadora.

A iniciativa faz parte do calendário de formação da Secretaria Municipal de Educação, desenvolvida durante o ano pelo Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor).

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Odontólogos participam de formação sobre Indicadores da Atenção Primária

Publicado

em

Por

Ontem, 1.º de junho, foi dia da equipe de odontólogos da rede municipal de saúde participar de uma formação para debater os Indicadores da Atenção Primária em relação à Saúde Bucal preconizados pelo Ministério da Saúde (MS).

Em discussão dados como proporção de tratamentos odontológicos iniciados e concluídos; taxa de exodontia (extração dental); ações de escovação coletiva e supervisionada, voltada especialmente para crianças na faixa etária de 6 a 12 anos e, por fim, a avalição dos procedimentos preventivos e restauradores que monitoram a execução de ações educativas e curativas, como o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA).

Coordenadora de Saúde Bucal, a também odontóloga Luciana Bussolaro, pontua a importância da formação. “É essencial para que toda nossa equipe tenha clareza do que são e o que medem esses indicadores”, frisa. A profissional destaca que os indicadores são ferramentas que avaliam o acesso, a qualidade e a efetividade do atendimento odontológico e as condições da população junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e focam em prevenção, tratamento e acesso da população aos serviços.

A formação foi coordenada por uma equipe especializada e contou com ações práticas para montar planos de trabalho e estratégias com o objetivo de alcançar os índices dos indicadores preconizados pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora