Connect with us

MATO GROSSO

Governo do Estado e BID realizam capacitação para promoção do comércio exterior e atração de investimentos para MT

Publicado

em

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT) e em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizará uma capacitação voltada à promoção do comércio exterior e atração de investimentos com foco no Estado. O evento acontece na segunda-feira (19), a partir das 8h, na sala João Nicolau Petroni, na Fiemt, em Cuiabá.

A capacitação de cinco dias será comandada pela equipe do setor de Integração e Comércio do BID. O objetivo do treinamento, que contará com a participação de servidores públicos de órgãos estratégicos do Governo de Mato Grosso, integrantes da iniciativa público-privada, e entidades, é construir direcionamentos por meio de ações de promoção voltadas ao comércio exterior e atração de investimentos para o Estado.

O secretário da Sedec-MT, César Miranda, explica que a capacitação é enriquecedora para gerar de forma colaborativa um trabalho de parceria com órgãos e entidades diretamente ligados à internacionalização de Mato Grosso.

“Mato Grosso é o líder na produção de alimentos e na preservação, no exterior já temos relações comerciais fortes e esse treinamento com o BID preparará os nossos servidores para conhecer as ferramentas estratégicas personalizadas para o nosso Estado, para ampliar ainda mais essas ações que atraem novos investidores e abrem novos mercados que impulsionam a economia e o desenvolvimento do Estado”, destacou César Miranda.

A capacitação prevê abordar conteúdos como estrutura, organograma, atividades e processos para atração de investimentos e as exportações de Mato Grosso, referências estratégicas e de gestão para implementação, ferramentas, definição quantitativa e qualitativa dos objetivos estratégicos para atração de investimentos e comércio exterior de Mato Grosso.

A abertura do evento contará com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico César Miranda, do especialista Sênior no setor de Comércio Internacional e Investimento do BID, Francisco Estrazulas de Souza, e virtualmente de Morgan Doyle, que é representante do BID no Brasil.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora