Connect with us

POLÍCIA

Polícia Civil fecha primeiro semestre com quase 100 atendimentos realizados pela equipe de operações especiais

Publicado

em

Cem acionamentos em todo estado de Mato Grosso foram atendidos pelas equipes da Gerência de Operações Especiais (GOE), nos seis primeiros meses de 2023. Integrada à Diretoria de Atividades Especiais, a GOE atua no apoio a operações, atendimento de ocorrências sensíveis, entre outras ações que necessitam de conhecimento técnico específico, como entradas táticas, remoção de explosivos e resgate de reféns.

Com atribuição estadual, os operadores da GOE têm uma rotina de treinamentos com atividades teóricas, práticas e técnicas visando o preparo imediato para atender as demandas nos 141 municípios de Mato Grosso.

O coordenador da GOE, delegado Frederico Murta, explica que as equipes atendem chamado de qualquer delegacia, onde é necessário o emprego de algum recurso especial disponível.

Neste primeiro semestre, a GOE passou por processo de reestruturação orgânica e administrativa, com alterações nas divisões da gerência, protocolo de atendimento de ocorrências e rotina de treinamento dos operadores.

As novas diretrizes definem a participação direta da GOE na elaboração do planejamento operacional das operações. Houve também a ativação do Núcleo de Inteligência possibilitando realizar maior aproximação com as delegacias, otimizando o resultado e a efetividade das ações.

“O planejamento operacional para aplicação da estratégia, quando bem estruturado, traz maior qualidade nos resultados das investigações conduzidas pelas delegacias. E a GOE tem participação fundamental nesta etapa importante do inquérito policial, razão pela qual as equipes têm sido acionadas com frequência”, destacou o delegado.

Treinamento

O treinamento contínuo dos policiais civis é apontado como uma das evoluções da GOE neste primeiro semestre de 2023.

Para a manutenção do condicionamento dos operadores, a Seção de Ensino elabora semanalmente o cronograma obrigatório de atividades para os operadores, que tem como exigência as respectivas participações.

Periodicamente, todos os policiais civis da GOE são submetidos a testes de aptidão física, acompanhados por educadores físicos, a fim de constatar o condicionamento mínimo exigido para permanência na unidade.

Capacitação

De janeiro a junho de 2023 foram promovidos pela GOE, em parceria com a Academia de Polícia (Acadepol), três cursos de capacitação.

No mês de abril foi realizada a 3ª Edição do Curso de Operações Policiais para capacitar profissionais da segurança pública, com qualificação técnica operacional, que os habilita a atuar futuramente na GOE. O treinamento em Cuiabá durou 21 dias e formou 15 novos operadores, que passaram a integrar o cadastro de reserva de operadores da GOE.

Outro destaque foram as duas edições do Curso de Operador de Mandado de Alto Risco, realizadas em Sinop e Cuiabá. Considerado compacto e intenso, o COMAR busca o nivelamento operacional básico do policial civil para que possa atuar em uma das suas atividades-fim, cumprimento de mandados judiciais, com maior eficiência e segurança.

Durante seis dias de curso, os alunos passam por treinamentos como abordagem, atendimento pré-hospitalar, tiro policial, entradas táticas e planejamento operacional.

Apoio operacional

Em abril, com a ocorrência do roubo tentado a uma empresa de valores em Confresa, a GOE foi acionada para atendimento. Na ocasião, um grupo criminoso fortemente armado aterrorizou moradores e causou pânico na cidade. Com auxílio de aeronaves do Ciopaer, equipes da GOE foram para a região e ainda nas primeiras horas após o fato, deram início às buscas pelos criminosos.

Os operadores da GOE foram alguns dos primeiros a desembarcarem em Tocantins, região onde foi realizado o cerco policial e permaneceram por vários dias atuando nas buscas. A operação, que mobilizou forças de segurança de quatro estados da federação, culminou com a localização da maior parte dos envolvidos diretamente na tentativa de roubo.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo

POLÍCIA

Polícia Civil localiza e prende condenado por estupro de vulnerável em Pedra Preta

Publicado

em

Por

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (22.4), em Pedra Preta, um mandado de prisão em desfavor de um homem, de 26 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável. A ação integra a Operação Regional Rondonópolis Segura, voltada ao cumprimento de ordens judiciais e intensificação do combate à criminalidade na região.

A ordem judicial, cumprida pela Delegacia de Pedra Preta, refere-se à regressão de regime, com pena remanescente de sete anos a ser cumprida inicialmente em regime fechado, expedida pela Vara Única da Comarca de Pedra Preta.

O caso ocorreu em 2017, quando a mãe da vítima procurou a Polícia Civil para relatar abusos praticados contra sua filha, que à época tinha 12 anos, enquanto o autor tinha 18 anos.

De posse do mandado judicial, a equipe policial deu início a diligências investigativas com o objetivo de localizar e prender o condenado, que se encontrava foragido. Após levantamento de informações, ele foi localizado na região da Vila Garça Branca, distrito de Pedra Preta.

Ele foi preso e não ofereceu resistência. Em seguida, foi conduzido à sede da Delegacia de Pedra Preta, onde foi apresentado à autoridade policial para as providências legais cabíveis.

“A ação evidencia o empenho investigativo da Polícia Civil no cumprimento de ordens judiciais e na responsabilização de autores de crimes graves, reforçando o compromisso institucional com a proteção de vítimas em situação de vulnerabilidade e a garantia da justiça”, destacou o delegado Fabricio Garcia Henriques.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue Lendo
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora